top of page

Emoções - por Paulinho Freitas

SÃO GONÇALO DE AFETOS


Foto: Cristiana Souza
Foto: Cristiana Souza

Me perguntam se minhas histórias são verdadeiras e se meus personagens existem. 


Bem, posso dar um enfeite aqui, uma aumentadinha acolá, mas as histórias estão aí, em cada esquina. Os personagens também. Uns dão aquele mergulho refrescante lá no cais do Valter Arraia, no Gradim, ainda suspiram pelas moçoilas que ainda hoje permeiam as lembranças de velhos  pescadores da Praia das Pedrinhas ao comtemplarem o local onde ficava a boite do Tenente Hélio. Cantam e dançam nos quentes carnavais de Neves, do Paraíso, da Trindade e Praça do Rocha. As histórias e personagens surgem das cavernas de Santa Isabel, da irmandade de Ipiibas, de Miriambi, de Cala Boca, Meia Noite, Risca Faca.


De Monjolos, Vista Alegre, Guaxindiba, Jardim Catarina. Surgem do velho campo do Saíra, da Praia da Tamarineira, da Esso, da Favela do Gato, do Coroado, Brasilândia, de todos os cantos de nosso amado São Gonçalo. É só sair de casa, atravessar a rua e ver bem ali, na Praça Zé Garoto dezenas de pessoas sentadas pelos bancos, crianças nos brinquedos, ambulantes, compositores e escritores com a inspiração a flor da pele, tudo ali, história viva acontecendo bem debaixo de nossos olhos.


Na rua de dentro, onde fica o que sobrou do Colégio São Gonçalo, moradores de rua, dependentes químicos, taxistas, pessoas indo e vindo do Posto de Saúde, cada uma com uma história, cada uma mais engraçada que a outra, mais emocionante que a outra, mais misteriosa que a outra. É daí que surgem os causos, as histórias e afins. Do coração de cada uma dessas pessoas. Eu as leio quando passam por mim e as escrevo para que vocês também tenham a mesma felicidade que tive ao descobrir cada uma delas. Afinal, respiro emoção como o nosso São Gonçalo transborda de afetos. 

 

Vivas à vida!!!! 


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Paulinho Freitas é sambista, compositor e escritor.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page