Escola Guaxindiba promove palestra sobre a história de SG
- Jornal Daki

- 9 de jun de 2022
- 2 min de leitura
Falou-se do acervo memorialístico que o município possui no campo do conhecimento formal e informal

Nessa terça-feira passada, 06/06, a Escola Estadual Municipalizada Guaxindiba promoveu o evento "Histórias itinerantes: a provocação investigativa", um encontro de educadores e educandos, cujo intuito foi o de despertar nos alunos o sentimento de pertencimento, não raramente adormecido por causa das condições sociais desanimadoras a que os munícipes vêm sendo expostos historicamente.
A ideia das palestras faz parte de um projeto maior denominado "Um novo olhar para Guaxindiba" e teve, dessa vez, as narrativas acerca do município de São Gonçalo veiculadas semanalmente pelo Jornal Daki e também disponíveis nos livros Cambadas, do professor e escritor Erick Bernardes.
Falou-se do acervo memorialístico que o município possui: história, geografia, biologia gonçalense, língua portuguesa, matemática, educação física, enfim, campos do conhecimento presentes no cotidiano das pessoas e que permeiam as narrativas locais que servem de base ao acima referido projeto desenvolvido no na E. E. M. Guaxindiba. Enfatizou-se a importância da viabilização de uma educação que valorize o lugar onde se vive com foco na construção dos sentidos e das mentalidades.
De acordo com o professor Erick, palestrante da ocasião: "O projeto empreendido pela escola se mostra essencial. Sabemos das mazelas que nós gonçalenses sofremos, talvez por isso eu tenha notado olhinhos brilhantes quando eu falava das coisas boas de SG".
A professora Ana Cláudia comentou: "O projeto é voltado para a valorização da localidade e da própria comunidade, que é tão sofrida por morar numa região que há anos sofre com o descaso das autoridades públicas e com o preconceitos dos demais moradores do município. É preciso ensinar os alunos a enxergarem os aspectos positivos da sua comunidade para que assim eles se apropriem dessa herança cultural, ambiental, social e do potencial econômico que podem desenvolver".
Já a coordenadora pedagógica da EJA Rosinete explicou que "o projeto UM NOVO OLHAR PARA GUAXINDIBA tem o objetivo de despertar nos alunos um olhar sobre as riquezas históricas e culturais que existem no bairro. A ideia principal é, junto com os alunos, realizarmos um grande trabalho de pesquisa, dando atenção especial a uma escuta sensível das vivências dos moradores, registrando os pontos que marcaram a história e as expectativas para o futuro, na qual alunos e moradores tenham ideia de pertencimento e orgulho do bairro em que vivem".
O objetivo é promover mais eventos como esse, com vistas a motivar a comunidade para que lancem novos olhares sobre o lugar onde vivem e se fomente nos alunos ações sociais em prol da construção de novos saberes.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.















































































Comentários