Evento debate 50 anos da RMRJ: o que deu errado?
50 anos da Região Metropolitana do RJ: mudanças e melhorias Pesquisadores discutem desafios e possibilidades no planejamento urbano da região, em evento gratuito e aberto ao público
Há 50 anos, foi oficialmente criada a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), também conhecida como Grande Rio. Esse marco histórico foi crucial para o desenvolvimento de políticas públicas mais integradas entre os municípios da região. No entanto, pesquisadores da área de urbanismo acreditam que ainda há muito a ser feito para melhorar a metrópole.
Para marcar a data e promover o debate por melhorias, pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Observatório das Metrópoles (INCT-OM), em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), promoverão o evento “RMRJ 50 anos: passado, presente e futuro”. Com apoio do CNPq e da FAPERJ, o seminário ocorrerá no dia 1º de julho, às 13h30, no auditório do IAB-RJ.
“Comemorar os 50 anos da RMRJ não significa celebrar essa experiência, mas sim relembrar o que essa institucionalidade representou ao longo dos anos e seus efeitos na melhoria das condições de vida da população, que vive num dos principais aglomerados metropolitanos do país”, pontua Marcelo Ribeiro, coordenador regional do Núcleo Rio de Janeiro no INCT Observatório das Metrópoles.
Segundo Marcelo, a região enfrenta muitos problemas de caráter metropolitano, relacionados ao lixo, água, saneamento, mobilidade e transporte.
Esses problemas acumulados reforçam a importância de uma institucionalidade metropolitana que possa dar conta de enfrentá-los”, ressalta.
O seminário visa a produção de um manifesto com propostas para um planejamento justo, democrático e sustentável para a região, a ser assinado pelos representantes das instituições participantes, com o intuito de chamar a atenção para essa discussão.
O evento começará com um panorama histórico da RMRJ, abordando sua formação, desenvolvimento urbano, relação com territórios vizinhos e adaptação das cidades às mudanças climáticas e à transição digital.
Em seguida, os palestrantes discutirão a atuação de milícias e outros grupos armados que controlam territórios populares e têm se reconfigurado nos últimos anos, explorando questões-chave como produção e exploração do mercado imobiliário e dos serviços urbanos, com impactos no saneamento ambiental e mobilidade urbana.
O último painel apontará desafios e caminhos para construir uma metrópole mais democrática, debatendo segregação residencial, desastres urbano-ambientais, representações políticas e institucionais, e segurança pública. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Confira a programação completa em: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/programacao-do-seminario-rmrj-50-anos-passado-presente-e-futuro/
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.