Ex-ator de Malhação se torna diplomata: 'Maior desafio da vida'
- Jornal Daki

- 24 de jan.
- 2 min de leitura
Gabriel Falcão foi um dos aprovados na difícil prova do Instituto Rio Branco, requisito para se tornar diplomata do Itamaraty

Gabriel Falcão foi um dos aprovados na difícil prova do Instituto Rio Branco, requisito para se tornar diplomata do Itamaraty — o Ministério de Relações Exteriores do Brasil.
O ex-galã que protagonizou 'Malhação Casa Cheia" (2013/2014) compartilhou que se tornou diplomata na tarde desta sexta-feira (24). "Enfim, diplomata. (...) Não é nenhum exagero dizer que esse foi, de longe, o maior desafio da minha vida: foram mais de dois anos de muita dedicação, sacrifícios, incertezas, decisões difíceis, erros, percalços e angústias, mas, acima de tudo, de muito aprendizado".
Falcão lista que seu maior aprendizado não veio do que a prova exigia, mas sim sobre a vida e refletiu: "Primeiro, sempre é tempo de fazer novas escolhas, mais maduras e mais conscientes do que se é e do que se quer; e, segundo, nossas melhores escolhas são aquelas que não se baseiam no que é mais fácil, cômodo, seguro ou esperado, mas sim no que é mais significativo".
Gabriel Falcão disputou uma das 37 vagas com outros 8524 candidatos. Para se tornar diplomata no Brasil você passa por um processo seletivo do Instituto Rio Branco, que o ator classifica como "um dos mais complexos e competitivos do país" que exige tempo médio de preparação de quatro anos.
Ele precisou fazer diferentes provas. Elas envolviam as seguintes áreas: História Mundial, História do Brasil, Política Internacional, Economia, Geografia, Direito Brasileiro e Internacional, Português, Inglês e Francês/Espanhol. Pontuar bem é o que garante vaga no CACD (Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata).
Gabriel Falcão compartilhou a aprovação com a família e amigos: "Como nada nessa vida se faz sozinho, esse resultado não é só meu, mas também da minha família, que me apoiou de todas as formas e me encorajou a encarar o medo de trocar um caminho profissional já trilhado por outro que era só sonho e incerteza; dos amigos e amigas, que compreenderam as muitas ausências e demoras em responder".
Os professores e novos colegas de profissão também foram lembrados: "[Essa aprovação também é] dos vários professores incríveis e generosos que tive a sorte de encontrar; e também dos novos colegas de profissão, cuja inteligência, sensibilidade e grandeza serviram e servem de inspiração para mim nessa nova jornada", disse o mestrando em filosofia da UnB (Universidade de Brasília).
Um dos grandes chanceleres da história recente da política externa brasileira disse, certa vez, que a melhor tradição do Itamaraty é saber renovar-se. Pelo visto, estou mesmo no lugar certo. Gabriel Falcão, após se tornar diplomata
*Com informações UOL
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.














































































Comentários