Exemplos de família - por Rofa Araújo
- Jornal Daki

- 7 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

Uma das coisas mais importantes que existe é o exemplo. Um aluno que se espelha no professor; um profissional que se inspira em outros mais experientes; um filho que admira e segue os passos dos pais na vida.
E, no dia 8 de dezembro que é comemorado o Dia Nacional da Família, vamos parar e refletir sobre como temos agido dentro do lar para com os seus membros, seja quem for: pai, mãe, filhos ou outros parentes. Pois, isso é algo muito sério para a formação de uma criança, adolescente e jovem que cresce vendo os que estão à sua volta, para imitá-los. E se tiverem maus exemplos tendem a repetir seus erros.
Agradeço a Deus, constantemente, pela minha família que tem sido sustentada pelos “exemplos de fé”. A minha avó, Carolina, que até seus 96 anos, orava ao Senhor todos os dias e intercedia por toda sua descendência e quando nos encontrava, dizia: “Estou orando por vocês”, segurando as cordas da família. E, nas situações mais difíceis, tinha a tranquilidade dada pela sua intimidade com Deus que tudo fazia e provia em sua vida e a dos seus entes queridos. E os filhos, netos e bisnetos guardam e admiram a experiência de vida dessa matriarca tão especial para todos.
E, também, de meu saudoso avô, Pedro, que sempre viveu com fé firmada em Deus que sempre o abençoou, colocando-o em primeiro lugar de sua vida, não o deixando como “resto”, pois cria que sempre no dia seguinte o Pai resolveria a questão. E repetiu, até mesmo nos últimos momentos, que “O justo viverá da fé”.
Tempos atrás, vi numa igreja e foi anunciada uma reunião com as mulheres intercessoras cujo tema é “Mães de joelhos, filhos de pé”. E não é uma grande verdade? Os filhos conseguem caminhar nesta vida, devido às orações das mães que os sustentam porque creem no poder da oração dos “joelhos que se dobram”.
Quem está orientando o lar? Os vizinhos? Os colegas e “amigos” dos filhos? A televisão com seus conselhos cada vez mais sutis ou descarados? E a internet com seu poder benéfico, porém, maléficos ao mesmo tempo? Vamos refletir muito sobre isso, pois a educação no lar que precisa ser realizada e não terceirizada para a escola, por exemplo.
A melhor solução é pedir a orientação divina para que Ele nos dê cada vez mais “exemplos de família” porque “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...” (Salmos 127.1a). A família é o alicerce e a melhor escola para a vida e precisa ser regada com grandes doses de amor para que o relacionamento interno cresça, mantendo todos de pé, na força do Senhor.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.














































































Comentários