top of page

Fazenda Colubandê se torna parque estadual

A UERJ é uma das instituições administradoras do patrimônio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

São Gonçalo ganhou um novo parque estadual. É a Fazenda Colubandê, monumento histórico considerado um importante exemplar da arquitetura rural brasileira. Tombada em 1939 pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a construção data de 1620.


A criação do parque, iniciativa do deputado estadual Ronaldo Anquieta (MDB),


foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada em edição extra do Diário Oficial, na sexta-feira (29/4), com o objetivo de preservar o patrimônio com relevância histórica, arquitetônica e ambiental, além de possibilitar o aproveitamento do local como equipamento cultural, esportivo e de lazer.


A Fazenda Colubandê é composta pela Capela de Sant’Anna, a Casa Sede e uma área de cerca de 125.000 m² em seu entorno.



As instalações estavam sem uso e abandonadas desde a saída do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente da PM, em julho de 2012. E, nenhum órgão, no momento, responde pela gestão do imóvel.


O plano diretor do parque vai estabelecer o uso e atividades , como vôlei, futebol, corrida e ciclismo, além de feiras gastronômicas e de artesanato. Também está prevista a construção de um hospital veterinário e de um local para acolhimento de animais.


A gestão do parque ficará com uma série de instituições públicas, dentre elas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e as secretarias estaduais de Polícia Militar, Cultura, Esporte, Ambiente e Casa Civil. Essas instituições poderão formar um grupo de trabalho com outros órgãos, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page