Lula deve ver Pacheco antes de anunciar ministro ao STF, diz líder
- Jornal Daki
- há alguns segundos
- 2 min de leitura
Senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou que o presidente Lula deve lançar o nome do ex-presidente do Senado ao governo de Minas Gerais

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta segunda-feira (10/11) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) antes de anunciar a indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente do Senado está entre os cotados, mas o favorito é o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.
“O presidente Lula deve, na volta [de Belém a Brasília], que deve ser amanhã, portanto, talvez na quarta-feira, ter mais um diálogo com o senador Rodrigo Pacheco para anunciar [o nome ao STF]. Eu sinceramente creio que o nome está lançado. Não vejo reversão”, afirmou Jaques a jornalistas em Belém, onde está para a COP30.
Segundo o líder, o chefe do Executivo está inclinado a indicar o nome de Pacheco ao governo de Minas Gerais no próximo ano. “Lula efetivamente entende que o senador Rodrigo Pacheco hoje é um homem com mais musculatura para disputar o governo do estado de Minas. Então, acho que a conversa é muito mais por aí do que sobre o Supremo”, afirmou.
Havia uma expectativa de Lula anunciar o nome que vai substituir a vaga do ministro Luís Roberto Barroso antes de ir a Belém. No entanto, o petista teve uma série de viagens e poucos dias em Brasília, além da crise de segurança pública no Rio de Janeiro (RJ), o que postergou a decisão.
Lula prefere que Pacheco entre na disputa pelo governo de Minas Gerais nas eleições do ano que vem. Sem candidato ao Executivo, o PT enfrenta uma situação delicada no estado, que é o segundo maior colégio eleitoral do país, fundamental para a campanha de reeleição do presidente.
*Com informações Metrópoles
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


















































