Lula deve ver Pacheco antes de anunciar ministro ao STF, diz líder
top of page

Lula deve ver Pacheco antes de anunciar ministro ao STF, diz líder

Senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou que o presidente Lula deve lançar o nome do ex-presidente do Senado ao governo de Minas Gerais

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta segunda-feira (10/11) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) antes de anunciar a indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente do Senado está entre os cotados, mas o favorito é o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

“O presidente Lula deve, na volta [de Belém a Brasília], que deve ser amanhã, portanto, talvez na quarta-feira, ter mais um diálogo com o senador Rodrigo Pacheco para anunciar [o nome ao STF]. Eu sinceramente creio que o nome está lançado. Não vejo reversão”, afirmou Jaques a jornalistas em Belém, onde está para a COP30.


Segundo o líder, o chefe do Executivo está inclinado a indicar o nome de Pacheco ao governo de Minas Gerais no próximo ano. “Lula efetivamente entende que o senador Rodrigo Pacheco hoje é um homem com mais musculatura para disputar o governo do estado de Minas. Então, acho que a conversa é muito mais por aí do que sobre o Supremo”, afirmou.

Havia uma expectativa de Lula anunciar o nome que vai substituir a vaga do ministro Luís Roberto Barroso antes de ir a Belém. No entanto, o petista teve uma série de viagens e poucos dias em Brasília, além da crise de segurança pública no Rio de Janeiro (RJ), o que postergou a decisão.


Lula prefere que Pacheco entre na disputa pelo governo de Minas Gerais nas eleições do ano que vem. Sem candidato ao Executivo, o PT enfrenta uma situação delicada no estado, que é o segundo maior colégio eleitoral do país, fundamental para a campanha de reeleição do presidente.

*Com informações Metrópoles

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page