top of page

Lula e Janja 'encaram' grande esfinge no Egito

O passeio incluiu também uma parada no ainda não oficialmente aberto Novo Museu do Egito 

Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou  em sua a falta de compromissos em sua agenda oficial na cidade do Cairo para uma visita especial às icônicas Pirâmides de Gizé. Acompanhado pela primeira-dama, Rosângela Silva, Janja, Lula explorou os mistérios milenares dessas construções monumentais.


O passeio incluiu também uma parada no ainda não oficialmente aberto Novo Museu do Egito.


Lula desembarcou no Cairo como parte de uma viagem de cinco dias pelo continente africano. Além da capital egípcia, ele vai participar da cúpula da União Africana em Addis Abeba, capital da Etiópia.


A chegada de Lula às Pirâmides de Gizé foi meticulosamente coordenada pelos agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e pelas autoridades de segurança egípcias. Um cordão de isolamento foi formado para impedir a aproximação indesejada. No entanto, após identificar a presença de alguns profissionais da imprensa, a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) permitiu uma breve aproximação.


Khaled al-Anani, ex-ministro das Antiguidades do Egito, atuou como guia durante o tour pelas Pirâmides. O grupo iniciou a visita pela Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé. Apesar de sua aparência discreta, essa estrutura é o maior monumento do local. Uma outra pirâmide, construída no alto de um morro, também faz parte do complexo.


Em seguida, todos se dirigiram à Grande Esfinge, uma figura enigmática com cabeça humana e corpo de leão. Os seguranças mantiveram Lula e sua comitiva isolados dos demais visitantes.


Além da primeira-dama, a comitiva incluiu os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), bem como dezenas de assessores.


De Agenda do Poder.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA