Mais de 230 pessoas desapareceram por dia no Brasil em 2025, aponta relatório
top of page

Mais de 230 pessoas desapareceram por dia no Brasil em 2025, aponta relatório

País registrou no período 84,7 mil desaparecidos, mas total de pessoas localizadas também vem aumentando ano a ano


Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

Em 2025, o Brasil registrou 84.760 casos de pessoas desaparecidas, o que equivale a uma média de 232 desaparecimentos por dia ao longo do ano, um aumento de 4,1% em comparação com 2024, quando foram registrados 81.406 casos. Os dados fazem parte do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), que reúne informações de todo o país.


Apesar de existir desde 2019, a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, criada para integrar ações de órgãos de segurança, saúde e assistência social para localizar pessoas desaparecidas, não foi suficiente para reduzir a quantidade de casos. Desde 2015, quando houve 75.916 registros, o número só havia caído em 2020 e 2021, período em que as restrições da pandemia dificultaram o registro de ocorrências e possivelmente ampliaram a subnotificação.


O número de pessoas que foram localizadas ou reapareceram também tem crescido ao longo da década. Em 2025, 56.688 pessoas foram encontradas, o que representa uma alta de 51% em comparação com 2020 e um aumento de 2% na comparação com 2024, quando foram localizadas 55.530 pessoas. Especialistas atribuem esse crescimento não apenas ao aumento do número de casos, mas também a melhorias nas estratégias de busca e troca de informações entre instituições.


Especialistas alertam, no entanto, que os dados oficiais podem não refletir a dimensão real do problema, devido à subnotificação — muitos casos não são registrados por medo, desconfiança nas instituições ou barreiras de acesso aos serviços de segurança. Alguns desaparecimentos também estão associados a crimes complexos, o que dificulta a apuração completa de cada caso.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page