PF investiga origem de fake news sobre Bolsa Família
top of page

PF investiga origem de fake news sobre Bolsa Família

Ministro diz que mentiras que causam prejuízo ou risco são crimes


Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que a Polícia Federal está investigando a origem de notícias falsas que estão circulando nas redes sociais com o objetivo de confundir ou manipular beneficiários de programas sociais do governo federal.


Em entrevista no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro explicou que boatos sobre supostas mudanças nas regras de programas como o Bolsa Família têm ganhado circulação principalmente em redes sociais. Uma das mensagens falsas que vem sendo compartilhada afirma, sem base, que o benefício só continuaria a ser pago a pessoas com filhos — alegação que Dias classificou como preconceituosa e sem fundamento.


O ministro ressaltou que não houve alteração nas condicionalidades dos programas sociais e que boatos desse tipo tendem a se intensificar em anos eleitorais como 2026. Segundo Dias, quem divulga esse tipo de mentira que pode prejudicar beneficiários comete um crime e sua disseminação constitui um “desserviço” à população.


Para ilustrar o impacto, ele mencionou que pessoas em situação de vulnerabilidade — como uma idosa que acreditasse perder o direito ao benefício — poderiam sofrer consequências emocionais ou físicas graves.


A rede federal de fiscalização dos programas sociais foi acionada assim que as denúncias surgiram, e a Polícia Federal já está atuando para identificar os responsáveis pela propagação das informações falsas, embora a investigação esteja em andamento sob sigilo.


Denúncias sobre notícias falsas ou outras irregularidades relacionadas aos programas podem ser feitas gratuitamente pelo Disque Social 121, que atende a população por telefone.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page