São Gonçalo, tremei! Mulherada vai às ruas nesta sexta (30) contra violência
- Jornal Daki

- há 1 dia
- 2 min de leitura
Ato ocorre nesta sexta (30), em Alcântara

Coletivos feministas e organizações sociais convocam um ato público em São Gonçalo (RJ) para cobrar ações efetivas do poder público no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.
A mobilização, intitulada “Mulheres Vivas”, pretende reunir ativistas, lideranças comunitárias e moradores para dar visibilidade às denúncias e pressionar por políticas públicas concretas.
O ato ocorre hoje (30), às 16h30min, em frente ao Prédio do Relógio, no calçadão de Alcântara.
A iniciativa é do Fórum Popular de Mulheres de São Gonçalo, articulação que reúne coletivos, entidades e militantes da pauta de direitos das mulheres. Assinam a convocação grupos como Mulheres da Parada, Movimento de Mulheres de São Gonçalo, Mina Crespa, Coletiva Escritoras Vivas, Fórum de Mulheres Negras de São Gonçalo, Cidade no Feminino, Movimento Negro Unificado e a Rede Mulher, além de profissionais da educação, saúde e assistência social.
Segundo as organizadoras, o ato ocorre em um contexto de crescimento de diferentes formas de violência contra mulheres no município, que é um dos mais populosos do estado do Rio de Janeiro. Feminicídios, violência doméstica, violência sexual e violência obstétrica são apontados como problemas recorrentes, agravados pela falta de políticas públicas estruturadas, de acolhimento e prevenção.
A convocação ressalta que mulheres negras, periféricas e em situação de vulnerabilidade social são as mais atingidas, enfrentando obstáculos no acesso a serviços básicos e proteção institucional.
O objetivo da mobilização é exigir medidas efetivas, permanentes e construídas com participação social, garantindo segurança, atendimento humanizado e respeito aos direitos das mulheres.
Serviço
📍 Ato “Mulheres Vivas”
🗓 Data: Sexta, 30 de janeiro
⏰ Horário: 16h30min
📌 Local: Prédio do Relógio – Alcântara, São Gonçalo (RJ)
🎯 Pauta: Ações efetivas para garantir a segurança de mulheres e meninas
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.














































































Comentários