Perna Cabeluda: o mito que ressuscitou com sucesso de O Agente Secreto
top of page

Perna Cabeluda: o mito que ressuscitou com sucesso de O Agente Secreto

Perna Cabeluda, ponto chave do enredo de O Agente Secreto, trouxe de volta uma lenda urbana que marcou os recifenses na década de 1970


Foto: Reprodução/JC PE
Foto: Reprodução/JC PE


O Agente Secreto, que concorre em quatro categorias ao Oscar 2026, trouxe à tona não só o amor pelo cinema brasileiro, mas também “ressuscitou” uma das lendas urbanas que marcou a memória e aterrorizou a população recifense durante a década de 1970: a Perna Cabeluda.



O mito popular, uma perna desmembrada que espalhou terror e vítimas pela periferia da capital pernambucana, acabou ganhando destaque na trama escrita por Kleber Mendonça Filho e estrelada por Wagner Moura, que se passa no Recife (PE) durante o Carnaval de 1977.


No filme, vemos uma versão do diretor de como o mito teria nascido: um crime real que através do medo e do boca a boca ganhou proporções para que chegasse às páginas dos jornais da época. Eles foram os principais responsáveis por sedimentar a lenda entre a população não só do Recife, mas de todo o Nordeste.



“A lenda urbana é fábula perfeita, pois é absurda ao mesmo tempo que tem os pés muito no chão. Acho que por isso me senti atraído por fazer quase uma origin story da Perna Cabeluda”, contou Kleber Mendonça Filho em entrevista ao JC PE.


Além de conquistar o imaginário da população, a Perna Cabeluda tornou-se também um fenômeno da cultura pop. Inspirou canções populares, a literatura de cordel, um monumento em praças de Pernambuco, um documentário dirigido por Gil Vicente e, agora, chega ao tapete vermelho do Oscar com O Agente Secreto.

8 imagens

Nas redes sociais, o filme refrescou a memória dos internautas que escutaram a lenda dos avós ou dos conterrâneos de mais idade.


“Quando eu morava em Boa Viagem (PE), eu conversei no elevador do prédio com uma idosa que jurava de pé junto que viu a Perna Cabeluda na rua de madrugada quando era jovem“, relatou um.


“Tá, mas agora me explica como que essa história apareceu na periferia cearense na década de 1990? Porque eu escutei muito essa história por aqui nessa época”, compartilhou outro. “Nos anos 1990, em Fortaleza (CE), a lenda da Perna Cabeluda ainda circulava. Eu morria de medo rsrs. Não sabia que tinha sido criada no Recife”, escreveu um terceiro.


*Com informações Metrópoles


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page