Moradores denunciam maus-tratos a cavalos na Zona Oeste

Moradores da Rua Caminho Simões Lôbo, em Campo Grande, denunciam que cerca de 14 cavalos estão sendo mantidos em condições de maus-tratos na região. Os animais, frequentemente amarrados em calçadas, se alimentam de lixo e são obrigados a puxar carroças que são fretadas.
Imagens mostram um dos cavalos preso em um fio de poste, enquanto os outros estão espalhados pela rua, próximos a carroças, entulhos e fezes. Em um vídeo, não é possível ver água e nem comida perto do animal.
De acordo com os relatos, o problema persiste há mais de 10 anos, sem qualquer intervenção por parte das autoridades. Um dos moradores, que prefere não se identificar, relata ter enviado vídeos à subprefeitura da Zona Oeste, mas nenhuma medida foi tomada.
"Isso é de conhecimento de todas as autoridades. Entra subprefeito, sai subprefeito... É uma coisa surreal! Eles [cavalos] circulam por Campo Grande como se fosse uma fazenda. Eles ficam espalhados pelo bairro, são obrigados a carregar carga pesada, entulho, carcaça de carro, ferragem, lixo, material de construção, todo tipo de material que um animal não devia carregar. É uma atrocidade", detalha.
Ainda segundo os moradores, os tutores dos animais moram na rua e deixam os cavalos passar o dia expostos ao sol, sem alimentação ou cuidados básicos. Quando se ferem, são descartados e rapidamente substituídos.
"Ninguém sabe qual é o destino que os animais levam. Passam dois, três dias, eles aparecem com outro. Eles não cuidam, nunca deram um tratamento digno ao animal, nem um remédio, nada!", denuncia.
*Com informações O Dia
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.