top of page

Adélio tem delírios na cadeia e precisa de hospital psiquiátrico, aponta laudo

 Adélio apresenta sintomas psicóticos persistentes


Adélio Bispo, autor da facada contra Jair Bolsonaro em 2018. Foto: Reprodução
Adélio Bispo, autor da facada contra Jair Bolsonaro em 2018. Foto: Reprodução

Um novo laudo psiquiátrico encaminhado à 5ª Vara Criminal de Campo Grande aponta que Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018, apresentou piora significativa em seu quadro de saúde mental durante o período de custódia na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).


O relatório, obtido com exclusividade, indica que o detento desenvolveu esquizofrenia paranoide, com aumento de alucinações constantes e perda acentuada do contato com a realidade, configurando grave sofrimento psíquico.


Segundo o documento pericial, Adélio apresenta sintomas psicóticos persistentes, como delírios estruturados de natureza religiosa, política e persecutória, além de prejuízo funcional significativo e recusa sistemática ao tratamento psiquiátrico prescrito.


A avaliação dos peritos conclui que ele não reconhece sua condição de saúde mental nem compreende a necessidade de tratamento, não apresentando perspectiva de melhora em ambiente prisional, situação que reforça o risco contínuo de periculosidade.


Diante disso, o laudo médico recomenda a internação em hospital psiquiátrico de custódia, ambiente considerado mais adequado para proporcionar os cuidados especializados exigidos pelo quadro clínico observado, sem, entretanto, sugerir qualquer concessão de liberdade ao detento.


A recomendação decorre da constatação de que o ambiente carcerário atual não atende às necessidades de tratamento contínuo e estruturado requeridas pelo transtorno diagnosticado.


O documento foi elaborado a pedido da Defensoria Pública da União (DPU) e representa uma avaliação longitudinal da evolução do quadro clínico de Adélio, que já havia sido anteriormente considerado inimputável por transtorno delirante permanente paranoide em 2019.


A piora atual aponta que a permanência no sistema penitenciário federal não é indicada para seu tratamento psiquiátrico eficaz.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page