Radialista Rubenir Pedro Ru assume coluna no Jornal Daki
Daki com um Novo Ar

Bom dia! Boa tarde! Boa noite! É assim, caro leitor e cara leitora do Jornal Daki que começo o Programa Clarins do Povo toda sexta e sábados, das 17h às 19h pela Rádio Jornal AM 1340 Leste Fluminense e pelo facebook Rubenir Pedro Ru.
Minha trajetória até aqui, tem muita comunicação, música, poesia e participações em programas de auditórios com o saudoso Chacrinha, o quadro do Programa Silvio Santos, que premiava cantores que se destacavam com o troféu (tenho um com grande carinho da Revista Melodia), o programa “Aqui e Agora” na antiga TV Tupi, e recentemente no Ratinho.
Na caminhada da militância pela comunicação comunitária, estive como um dos fundadores da Novo Ar FM, uma rádio comunitária que funcionou durante 12 anos (nos bairros do Porto Novo, Gradim, Alcântara e Bandeirantes), findando sua história após processo de ataques da grande mídia, da política de invisibilidade das vozes das comunidades e monopólio dos meios de comunicação.
Diante de tantos desafios e falta de espaços para os fazedores de cultura, artistas, poetas e cantores independentes resisto divulgando por meio do Programa Clarins do Povo talentos que não possuem espaços nas grandes mídias.
Como artífice, poeta, compositor, radialista e cantor, me apresento agora neste importante instrumento de comunicação e falo com você pelo Jornal Daki com meus inscritos, poesias e composições musicais que tratam de política, amores, vidas e lutas diárias.
Escrevo daqui, de um lugar comum, de um homem do povo, trabalhador, aposentado que sonha com um mundo onde meus netos possam desfrutar de liberdade, igualdade e fraternidade. Neste primeiro escrito, começo com a poesia sobre o “Sonho de Poeta”, escrito após os recentes crimes que tiraram as vidas de Moïse e Durval.
Sonho de Poeta
Sem entender
Tanto ódio no coração
De algumas pessoas
Que rejeitam a cor da pele
E a posição social
Dói demais todos os dias
A violência e o racismo
A covardia às mulheres
Idosos e crianças
Vivendo sem segurança
Sem amor e solidariedade
Vidas são descartadas
E a sociedade sem ação
Alheia à diversidade
Sem gesto e reação
Estamos paralisados
A tanta impunidade
Morremos por maldade
Sem abraço e aperto de mãos
Só restando saudades
Não é utopia
Nem sonho de poeta
Quero ter alegria
Com som e harmonia
Numa canção de amor e paz
Nota do editor: assista abaixo a edição do dia 04 de fevereiro de 2022 do programa Clarins do Povo pelas "ondas" da página de Rubenir no Facebook, onde ele apresentou um pouco da história da saudosa Rádio Novo Ar FM, um símbolo da resistência da comunicação comunitária e popular em São Gonçalo:
Rubenir Rocha – Pedro Ru é Poeta Musical e membro do Coletivo ELA – Educação Liberdade para Aprender / Facebook e Instagram: Rubenir Pedro Ru. Programa Clarins do Povo – Rádio Jornal 1340 AM = https://www.radios.com.br/aovivo/radio-jornal-1340-am
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
