Recarregando as baterias: férias e viagem
- Jornal Daki
- há 3 minutos
- 3 min de leitura
Por Rofa Rogério Araújo

O ser humano, mesmo àqueles que não admitem, tem hora que precisa urgente de uma “parada obrigatória” e não por frescura ou porque se acha melhor que ninguém, mas por necessidade mesmo. Não é a toa que existe o chamado “período de descanso anual” que tem o nome de algo que soa como bálsamo aos nossos ouvidos: férias.
Tirar um tempo para si mesmo ou para juntos da família, passar uns dias fora da rotina é algo importantíssimo e que faz bem de verdade ao corpo, a mente e ao emocional. Até para quem fala não adiantar levar os problemas juntos às malas, não sabe que uma parada de férias pode mudar a visão e passar a prestar a atenção de outro modo a resolver uma questão até então insolucionável.
É viajar, então, sublime decisão que não tem nada melhor para quebrar uma rotina de tempo e espaço. Seja para um lugar novo ou mesmo aonde sempre vai, nada substitui esse período único que se dedica a si mesmo e àqueles que ao seu redor mais chegados.
Pode parecer algo sem efeito, mas estar junto aos seus mais chegados da família ou amigos num lugar diferente e de modo relaxado, informal, não tem preço que pague. Uma pena que muitos por falta de tempo e recursos financeiros, inclusive, não conseguem usufruir, podendo até mesmo prejudicar sua saúde por uma rotina que jamais muda, nem por um instante.
E se analisarmos nem se trata de um gasto enorme passar um dia, um momento em lugar diferente do e sempre, possível, mas é uma questão também de prioridade de dedicação a si mesmo e exige esforço para não se acomodar e ficar com o comodismo do ser lar, sua rotina de sempre.
Alguém duvida o poder saudável de uma viagem onde é possível vislumbrar a natureza, o sol, as montanhas, o calor ou o frio?
Segundo alguns pesquisadores da saúde, o poder de um “mergulho no mar” reside na sua capacidade de promover o bem-estar físico e mental, representando um calmante natural (relaxamento, redução do estresse e ansiedade), um revigorante (minerais como magnésio e sólido nutrem a pele e o corpo) e um despertador da mente (“saúde azul” e o som das ondas restauram a atenção), sendo uma experiência de conexão com a natureza e renovação de energias.
Viu só como não é algo à toa, aleatório ou descartável? Pelo contrário é saúde e atitude de extrema necessidade para a uma vida melhor. Eu mesmo desde criança vou à Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, especial na cidade de Arraial do Cabo, local paradisíaco. Uns a apelidaram, com todo meu aval, de “Caribe Brasileiro” pela sua beleza de tirar o fôlego, com trilhas e belíssimas praias simplesmente maravilhosas que é possível mergulhar, vislumbrar e aproveitar muito do tempo em algo bem natureba. E assistir e aplaudir o pôr-do-sol, então, nem se fala.
“Viajar é mudar a roupa da alma”, disse Mario Quintana. E não é verdade? Mudar você por dentro ao comtemplar um lugar especial ou mesmo considerado “batido” pelo seu novo olhar em outro tempo, afinal, hoje não somos o mesmo de ontem.
Alguém disse que viajar, sair para curtir bons momentos, não é uma despesa em si, mas um investimento. E na maior de todas as “aplicações”: você e sua família. E como bem disse o poeta Fernando Pessoa: “Para viajar basta existir”. E, também, se dedicar a momentos prazerosos para si mesmo que não é pouca coisa nem perda de tempo e recursos.
Então, um conselho para lá de precioso: não permita que a vida se consuma e descarregue sua bateria do viver, mas não tenha pudores de mover céus e terras para “recarregar suas baterias” com momentos de lazer seu e quem você ama e aproveitar a melhor forma as bem-vindas férias e, principalmente, viagens. Assim, sua vida será melhor e seu olhar ficará mais relaxado e pronto para o que vem ela frente.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.

















































