Lula vence todos candidatos de direita nos 1º e 2º turnos em 2026, diz nova pesquisa
- Jornal Daki

- há 2 horas
- 2 min de leitura

A nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (13) pelo portal Meio, em parceria com o instituto Ideia, aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários testados para o primeiro turno da eleição presidencial de 2026. Mesmo com variações de adversários, o petista ultrapassa 39% das intenções de voto em todos os cenários estimulados.
No segundo turno, Lula também aparece na frente de todos os competidores, embora tecnicamente empatado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), acirrando a expectativa sobre a disputa que se aproxima.
No principal cenário de primeiro turno testado, Lula registra 40,2%, enquanto Tarcísio marca 32,7%. Quando o adversário considerado é o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o presidente obtém 39,6%, ante 27,6% do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O levantamento também mediu o desempenho de Michelle Bolsonaro (PL), que alcança 29,7%, contra 40,1% do atual chefe do Executivo. Os dados evidenciam que Lula mantém vantagem consistente em todas as simulações de primeiro turno.
O cenário de segundo turno entre Lula e Tarcísio, porém, mostra maior equilíbrio. O presidente aparece com 44,4% e o governador paulista, com 42,1%, configurando empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Em todas as demais simulações de segundo turno, Lula abre vantagem. O petista marca 46% contra 37% de Ratinho Jr. (PSD-PR), 46,3% contra 36,5% de Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), 46% a 39% sobre Michelle Bolsonaro, 46,3% contra 36,1% de Romeu Zema (Novo-MG) e 46,2% contra 36% de Flávio Bolsonaro.
Na pergunta espontânea, quando o entrevistado indica livremente seu candidato, Lula aparece novamente na liderança, com 32% das intenções de voto. O ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível e condenado a 27 anos e três meses de prisão, aparece em seguida com 9,5%.
Depois dele surgem Flávio Bolsonaro (6,6%), Tarcísio de Freitas (6,1%) e Michelle Bolsonaro (3,6%). Todos os demais nomes citados não ultrapassam 2%.
O levantamento também investigou a rejeição dos principais nomes. Lula é o mais citado quando a pergunta é sobre em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum: 40,8% rejeitam o presidente.
Flávio Bolsonaro aparece com 30%, Michelle com 26,1% e Tarcísio com 16,2%. A pesquisa também mostra que 64,5% dos eleitores afirmam já estar decididos, enquanto 35,5% ainda podem mudar de opinião. Além disso, metade dos entrevistados — 50% — acredita que Lula não merece continuar no poder, enquanto 46,9% consideram que ele deve seguir. Outros 3,1% não souberam responder.
Realizado entre os dias 8 e 12 de janeiro de 2026, o levantamento ouviu 2.000 pessoas por meio de entrevistas telefônicas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.














































































Comentários