O brasileiro médio é de esquerda mas ele não sabe disso
top of page

O brasileiro médio é de esquerda mas ele não sabe disso

Por Helcio Albano


Imagem gerada por IA
Imagem gerada por IA

Saiu mais uma pesquisa nacional pra presidência. E lá, na pesquisa, Lula bate todos da oposição. Tanto no primeiro, quanto no segundo turno. Ok.


Mas só que, pelo menos 42% dos brasileiros estão com a direita na segunda rodada da eleição. Neste caso, o Tarcísio, governador de São Paulo.


O líder do maior e mais importante estado do Brasil que privatiza tudo e não tem vergonha de vestir o boné do Trump, o MAGA. E tudo o que isso representa de viralatismo contra o seu próprio país.


Outra pesquisa, essa da Quaest, crava que a maioria do brasileiros é de direita. É difícil saber como se chega a esse diagnóstico.


Se os critérios de levantamento e análise de posicionamento ideológico dos entrevistados pelo instituto estão a contento de um resultado inconteste do lugar onde o sujeito está na real.


De minha parte, faço algumas ponderações. Baseado em experiências empíricas.


LEIA MAIS


Tirando os liberais honestos (ricos) ou os de miolo mole (pobres), não há quem defenda o fim do SUS ou da escola pública gratuita. Vitórias da esquerda.


Como também não existe alguém que defenda o fim do Estado sempre quando o bicho pega: catástrofes ambientais, epidemias, crises enérgicas (luz, combustíveis) ou carestias prolongadas e estruturais.


Quem vem nos salvar? Sempre eles: os "malditos" comunistas e esses esquerdista de m*. Contém ironia.


o brasileiro médio - à exceção do tema segurança pública - é de esquerda. Nem que seja por intuição ou objetivamente. Mas a maioria não sabe disso.


E são presas fáceis da propaganda da direita, que vende fartura mas não explica como se farta.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page