top of page

Risco ou perigo? Dúvida ou dívida? Causa ou efeito? Por Oswaldo Mendes


ree

A população vem sendo tomada por diversas informações e contra-informações sobre como se comportar diante de uma pandemia.


Primeiramente uma infecção de doença é dividida por partes, assim como um grande prédio, fazendo uma comparação.


Pequena área de atuação é surto. Média área de infecção é epidemia e grande área de infecção é pandemia. Quem a define é a OMS – Organização Mundial de Saúde.


“SURTO – Precedendo a epidemia e a pandemia, há também o surto. A condição ocorre quando há aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, deve ter um registro maior do que o esperado pelas autoridades. Por exemplo, aumento expressivo de dengue em um bairro.”

ree

Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. Fonte: Infoescola.


Qual a possibilidade(ou probabilidade) de cair um jamelão maduro e sujar sua roupa caso esteja longe de um pé de jamelão? Baixa, é claro. A Engenharia de Segurança do Trabalho utiliza muito esta definição e conhecimento. Se afastar do risco, diminuindo assim o risco negativo de acontecer algo que não queira. Agir preventivamente. Orar, mas sempre vigiando.

ree

O perigo é sempre efeito a uma causa ou ação, uma condição.


Atravessar uma avenida movimentada é perigoso para fins de atropelamento? Porém, se utilizar a passarela?


Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675).


Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675). Fonte: Unifal. MG.


Muitas vezes a vida dá chance para diminuir risco, então há como aproveitar.


Alunos em sala de aula ou em qualquer ambiente fazem perguntas, na maioria das vezes consultoria gratuitas. Os Professores têm a chance de aprender, e muito, com os alunos e muitas das vezes sempre nos fazemos a seguinte pergunta: Isto é uma dúvida ou dívida?


Qual o motivo da dúvida ou dívida?


A dúvida de conhecimento. De uma matéria que teve pouco tempo em se dedicar. A data de casamento ou do aniversário do primo.

ree

Quanto a dívida é aquela onde já deveríamos saber ou estarmos adotando, como por exemplo “lavar às mãos” e ao tossir não o fazê-lo sem impedir que a sua saliva alcance terceiros.


Estacionar em vaga de cadeirante ou de idoso, como acontece nos Shoppings da cidade é questão de caráter. Não é dívida nem dúvida!


O Japão, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, teve sua população treinada e capacitada para melhorar seus indicadores de produtividade. Coisas simples como o 5S – Cinco Sensos foram lá adotados com sucesso. Estes sensos se dividem em: Sensos de utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina, sendo que o mais difícil é ter disciplina, para a nossa cultura.


Notem que se as pessoas lavassem às mãos reduziria 40% das doenças. Fonte http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/31279-ministerio-da-saude-mobiliza-populacao-para-lavar-as-maos


Assim pensando, diversas doenças são efeitos de uma falta de disciplina e respeito aos outros: lavar às mãos.


Notem que em função do Coronavírus teremos diversas categorias que muito sofrerão, pois haverá redução ou paralisação de atividades, por exemplos: quem trabalha com cultura ou eventos, Advogados, Músicos, vendedores autônomos, motoristas de aplicativos, entregadores de alimento em casa, Profissionais Liberais, etc.


Notem que milhares de pessoas estão desempregadas na cidade/país e precisam comer e assim muitos vivem de “bicos” ou escambo.


A causa, Coronavírus, não paralisará as contas de luz, de água e telefone, alugueres, IPTU e Taxa de Lixo ou de Iluminação, assim como o Imposto de Renda já devido, mas de onde obter recursos se há um pedido do próprio Estado para que não saia de casa. Causa x Efeito. De onde tirar dinheiro para pagar funcionários do sistema hoteleiro, de alimentação? O Turismo vai parar. A movimentação de pessoas reduzirá. Não haverá dinheiro circulando. Tempos difíceis.


Algo terá que ser feito com relação às contas da população. Não existe de onde tirar. Tem que ser pensado pelas Autoridades, que se manifestaram até agora em salvar vidas, o que é ótimo, maravilhoso, mas o pensamento e análise crítica dos efeitos em outros campos há de ser adotado. Mas tenho ainda muitas dúvidas, pois há um efetivo perigo iminente de insolvência generalizada, advindo de algo que nos considera apenas número.

ree

Oswaldo Mendes é engenheiro.


ree

Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page