Cúpula do Clima: Lula defende taxar super-ricos e corporações
top of page

Cúpula do Clima: Lula defende taxar super-ricos e corporações

Presidente reforçou deu discurso em prol do chamado Sul Global e cobrou financiamento climático das nações mais ricas

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta sexta-feira (7/11), durante a última plenária da Cúpula do Clima, a taxação dos super-ricos e corporações, e defendeu que os países mais ricos financiem ações de preservação da natureza. O Brasil faz um esforço para que as nações mais ricas custeiem a maior parte das ações de mitigação das mudanças climáticas.

“Sem incluir o capital privado, a conta não fechará. A maior parte da riqueza mundial gerada nas últimas 4 décadas foi apropriada por indivíduos ou empresas, enquanto os orçamentos nacionais encolheram. Uma pessoa dos 1% mais ricos produz mais carbono que os 50% mais pobre da população mundial durante o ano inteiro”, iniciou Lula no seu discurso.


Em seguida, ele repetiu o discurso que vem dado certo no Brasil em termos de popularidade. “É legítimo exigir dessas pessoas mais contribuição. O imposto mínimo sobre corporações multinacionais e a tributação do patrimônio de super-ricos podem gerar recursos valiosos para a ação climática”, afirmou o presidente.

Em seu discurso, Lula reforçou sua política externa voltada ao chamado Sul Global, grupo de países em desenvolvimento do qual tenta se firmar como líder. “É viável trabalhar por uma transição justa, em que o Sul Global tenha as oportunidades que lhe foram negadas no passado. Podemos avançar sem abrir mão de reivindicar daqueles que mais se beneficiaram historicamente das emissões que façam jus a suas responsabilidades”, disse.


Lula ressaltou que concentram-se na América Latina, na Ásia e na África as regiões com mais risco de se tornarem inabitáveis. “Omitir-se é sentenciar novamente aqueles que já são os condenados da Terra. As Contribuições Nacionalmente Determinadas são o caminho para concretizar o ideal do desenvolvimento sustentável”, pontuou.

*Com informações Metrópoles

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page