top of page

Temos carência de mais 'Meninos Maluquinhos'

Por Rofa Rogério Araújo 

Ziraldo e sua obra maior/Foto: Reprodução
Ziraldo e sua obra maior/Foto: Reprodução


Com a partida do grande e consagrado autor Ziraldo, podemos refletir no quando estamos carentes de mais “Meninos Maluquinhos” em nosso mundo e no Brasil, em especial.

Àqueles meninos que usam e abusam da sua imaginação, criando suas próprias histórias para brincar. Isso é o que acontecia há anos e não hoje em dia, quando a tecnologia e os games trazem tudo pronto e inibem a criatividade das crianças e dos adultos também.


Eu mesmo, quando criança e adolescente, criava minhas histórias em quadrinhos e meus personagens e, em tudo que brincava como criança, bem antes dos jogos de vídeos games como Atari, onde apenas o jogar e se divertir valiam a pena, deixando de lado o criar de antes. 


E o nosso eterno criador do “Menino Maluquinho”, Ziraldo, sempre colocou sua imaginação nas alturas e foi responsável, inclusive, pela alfabetização de muitas crianças por meio de sua obra-prima com esse título, bem como outros livros de sucesso como “Turma do Pererê” e “Flicts” – seu primeiro livro, lançado em 1969 e que falava sobre o homem na Lua e que o foi entregue àquele que pisou lá pela primeira vez, Neil Armstrong, em visita ao Brasil no mesmo ano da viagem americana Apolo 11.


Ziraldo é um autor – no presente porque sua obra é imortal e nunca morrerá – que conseguia vasto público-alvo, mesmo sendo um especialista em falar para as crianças. Quantos adultos se deliciaram e ainda se deliciam com seis textos e cartuns que muito inspira com sua criatividade.


Que possamos ter mais “Meninos Maluquinhos” como Ziraldo e outros grandes escritores que sua arte na escrita, no desenho e na atuação dramática conseguem transmitir suas ideias, a moral da história e que leva à reflexão o ser humano em constante transformação. 


Um forte abraço do Rofa!


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page