top of page

Vereadores derrubam veto do prefeito e Tamoio permanece destombado

Sócios e simpatizantes do centenário alvinegro da Brasilândia apostam todas as suas fichas no governador Cláudio Castro


Por Cláudio Figueiras

Toda a base governista contrariou prefeito/Foto: Reprodução TV Câmara
Toda a base governista contrariou prefeito/Foto: Reprodução TV Câmara

Por 18 votos a 8, os vereadores de São Gonçalo derrubaram, na noite desta quarta (09/3), veto do prefeito Nelson Ruas (PL) ao projeto 0028/22 de destombamento do Tamoio Futebol Clube. É a primeira vez que um veto do chefe do Executivo é derrubado nessa legislatura.


Agora, a lei de autoria de vereador Cacau (Cidadania), volta ao Executivo para sua promulgação e publicação no Diário Oficial.


O vereador e líder do governo, Alexandre Gomes (PV), foi o primeiro a subir à Tribuna para defender, enfático, a derrubada do veto:


O Clube Tamoio não deve e não pode permanecer um elefante branco”, justificou o parlamentar ao exortar os colegas a contrariar decisão do prefeito, que considerou o destombamento, e sua provável demolição, um “retrocesso” para a cidade.


Antes da votação, o presidente da Câmara, Lecinho Breda (MDB), leu parecer da Comissão de Constituição e Justiça que, por 2x1, decidiu pela manutenção do veto. Inclusive com voto a favor do vereador Nelsinho (Avante), filho do prefeito, que faltou à Sessão de hoje.


Mas, como diz o regimento, o veto seguiu para ser analisado no Plenário, que é soberano para decidir matérias desse tipo.


Para ser derrubado, o veto precisava de 14 votos contrários, mesmo número obtido na sessão que decidiu pelo destombamento do Clube em 23/2. Mas, na sessão de hoje, o chamado “Clube dos 14” recebeu mais quatro membros: Armando Marins (PSC), Jorge Mariola (Podemos), Nathan (Republicanos) e Tião Nanci (PV).


Agora, sócios e simpatizantes do centenário alvinegro da Brasilândia, apostam todas as suas fichas no governador Cláudio Castro, que tem nas mãos poder de sancionar projeto estadual de tombamento do Clube aprovado pela Alerj no último dia 2 de março.


Castro é do PL, mesmo partido do prefeito Nelson Ruas.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page