Akira Toriyama, 'pai' de Goku, morre aos 68 anos
- Jornal Daki

- 8 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Em mais de 45 anos de carreira, Toriyama escreveu diversos animes e marcou gerações

Akira Toriyama, criador da franquia "Dragon Ball", eternizada na série mangá animada "Dragom Ball Z", morreu aos 68 anos no dia 1º de março. A informação foi divulgada na madrugada desta sexta-feira (8) por estúdios ligados ao artista.
Um comunicado publicado no site de Dragon Ball afirmou que a morte de Toriyama foi provocada por um hematoma subdural, que é quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.
O funeral de Toriyama foi reservado apenas para a família.
"Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários trabalhos em andamento com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muito mais a realizar", diz a nota.
Além de Dragon Ball, Toriyama foi criador de vários outros mangás. Na lista está Dr. Slump (1980), Cowa! (1998), Kajika (1999), Sand Land (2000) e Neko Majin (2000). Mas foi com Dragon Ball (1984) que ele ficaria mundialmente conhecido a partir das histórias do personagem central da trama, o garoto de rabo de macaco, Goku, que se aos amigos em uma busca pelas esferas do dragão.
Dragon Ball foi adaptado para a TV como Dragon Ball Z e o desenho animado foi transmitido em mais de 80 países, inclusive no Brasil, onde obteve sucesso absoluto entre crianças e até adultos.
"Ainda me pergunto por que a história ficou tão popular," disse o criador em entrevista para a revista Shounen Weekly, em 2018. "Realmente não faz sentido para mim", disse uma vez Toriyama numa entrevista.
Com informações de g1.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.














































































Comentários