top of page

Alunos do Passaporte Universitário investem em livros acadêmicos

Estudantes receberam 200 mumbucas literárias, o equivalente a 200 reais para a compra de livros na Flim


Foto: Clarildo Menezes/Divulgação
Foto: Clarildo Menezes/Divulgação

A 8ª Edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), que acontece em Itaipuaçu, contou com um importante incentivo para estudantes comprarem livros: a Mumbuca Literária. Mais de 40 mil vouchers, com 200 mumbucas literárias cada - o equivalente a R$ 200 reais -, foram distribuídos pela Secretaria de Educação a alunos das 65 escolas da rede municipal de ensino, bem como os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da rede estadual.


A novidade deste ano foi a inclusão dos mais de seis mil alunos do programa Passaporte Universitário, iniciativa da prefeitura que concede bolsas de estudos integrais de ensino superior em faculdades particulares.


As mumbucas literárias, uma referência à moeda social de Maricá, são destinadas a alunos da rede de ensino como forma de economia circular porque só pode ser utilizada na festa literária.


Ao todo, a festa literária reúne 70 editoras em seis mil metros quadrados com espaços a diferentes públicos, do infanto-juvenil ao adulto.



Sobre o Passaporte Universitário


Lançado pela Prefeitura de Maricá em 2019, o programa Passaporte Universitário é uma forma de investimento na qualificação e na formação acadêmico-profissional, por meio da concessão de bolsas de estudos com a oferta de cursos de graduação e de pós-graduação à nível de especialização, mestrado e doutorado, além de formar novos profissionais, realizando o sonho daqueles que não teriam condições de custear.


Ao todo, já foram concedidas 6.405 bolsas de estudos a alunos em cursos de graduação, sendo 1.180 preenchidas em 2022. Do total, 422 alunos já se formaram. Atualmente, cinco universidades estão credenciadas pela prefeitura: Universidade Vassouras, Estácio de Sá, Universidade La Salle (Unilasalle), Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).


A 8ª Edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), que acontece na Avenida Zumbi dos Palmare,s em Itaipuaçu, contou com incentivo de 200 mumbucas literárias, equivalentes a R$200, para os estudantes das 65 escolas da rede municipal de ensino, bem como os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da rede estadual, como ocorreu nas edições anteriores. Esse ano, a novidade foi a distribuição de mais de 35 mil vouchers, que inclui também alunos do Passaporte Universitário, programa de concessão de bolsas totalmente gratuitas para investimento na qualificação e na formação acadêmico-profissional.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso canal do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO