Aos mestres, com amor e carinho - por Rofa Araújo
- Jornal Daki

- 13 de out de 2022
- 2 min de leitura

No dia 15 de outubro comemoramos o Dia do Professor. É meu dia, já que além de graduado e mestre em Letras (Língua portuguesa/Literatura), atuo como professor do Estado do Rio de Janeiro, no EJA – Educação de Jovens e Adultos, no Ciep 309 Zuzu Angel, em São Gonçalo. Como é gratificante ensinar e observar o fruto de seu trabalho nos alunos!
Mais que uma ocasião para “descansar de seus alunos” (ou será o inverso?), é um dia para lembrar a importância dos professores em nossas vidas desde criança. Quão marcantes são as “tias” e “tios” que educam por horas a fio, ensinando preciosas lições para nossa vida!!!
Seja em qualquer das esferas das escolas públicas – federal, estadual ou municipal – ou particulares, todos os “mestres” que possuem a nobre missão de ensinar que é dom genuíno vindo dos altos céus.
Como bem disse o grande e famoso mundialmente, Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Isso fala muito a respeito da função primordial da educação que é muito mais que depositar conteúdo na cabeça dos alunos, mas de fazê-los saber usar o que receber, refletindo e criando suas ideias.
Efésios 4.11,12 diz: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério para a edificação do corpo de Cristo”. É uma recomendação bíblica a respeito do ensino e sua importância na vida de todo ser humano.
Que todos os professores sigam o melhor exemplo: o do Mestre dos mestres, JESUS CRISTO. Ele amou e se doou a cada lição para que esta fosse bem compreendida e para que seus “discípulos” aprendessem algo para jamais esquecer e, ainda por cima, tendo uma “visão de mundo” de sua realidade, mudando-a ao conseguir analisar e decidir suas próprias modificações.
Parabéns por esta data querida a todos nós, professores!!!
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.














































































Comentários