top of page

As Forças Armadas devem se reeducar para a democracia

Por Helcio Albano

As vivandeiras 2.2/Foto: Valter Campanato - Agência Brasil
As vivandeiras 2.2/Foto: Valter Campanato - Agência Brasil

Ontem (26), excepcionalmente, escrevi duas Coluninhas que abordaram temas conexos, relacionados ao frustrado atentado terrorista ao aeroporto de Brasília. Mas que, para o leitor atento, revela um quê de continuidade do criminoso modus operandis de atores das FAs (Exército à frente) contra a democracia e os cidadãos brasileiros. Triste tradição golpista que vem desde 1964.


No "Plus" da Coluninha de título "O bolsonarismo escalou e agora é bolsoterrorismo" me referi lateralmente ao porão da Ditadura como useiro e vezeiro de atos terroristas a bomba como ferramenta política. Sempre para criar medo e pânico na sociedade contra os seus inimigos - quem? - sim, os "comunistas", of course!



O atentado a bomba do porão mais notório ocorreu em 1981 no Riocentro, quando um sargento e um capitão morreram após o explosivo ser detonado no colo de um dos militares em missão para levar o terror e morte ao evento em homenagem a Dia do Trabalhador, em 1º de maio daquele ano.


A bomba acabou explodindo no colo da Ditadura, mas a ideia era jogar a culpa no colo da esquerda e atrasar o processo de abertura democrática iniciado com o general-presidente Ernesto Geisel (1974-79).


O mesmíssimo método usado agora, abordado na segunda Coluninha do dia, de título "Covardes, bolsonaristas jogam na conta de petistas ação terrorista em Brasília".


É urgente a reeducação das FAs. Esse é um debate que a sociedade deve fazer no sentido de promover mudanças na instituição para criar nela raízes democráticas.


Plus

Essa é a Coluninha de Nº 100 no novo formato para WhatsApp que estreou em julho deste ano.


Para marcar o feito, logo logo tem novo volume do "Reflexões de proa" com os petardos do Helcio Albano reunidos em livro físico e digital.


Enquanto o novo volume não vem, baixe o primeirão "Reflexões". É só clicar abaixo.

HA_REFLEXÕES_ebook
.pdf
Fazer download de PDF • 1.35MB

Siga @helcioalbano

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.







POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page