Cadela no cio, por Helcio Albano
- Jornal Daki

- 12 de out. de 2019
- 2 min de leitura

O tempo parece uma tsunami de acontecimentos empurrando e transbordando a dentro um continente de incertezas. O mundo está cada vez mais incerto, instável e perigoso. Vários líderes de países e sociedades relevantes no Ocidente se não flertam, são abertamente fascistas, como o primeiro-ministro da Hungria (Orbán) e os presidentes das Filipinas (Duterte) e do Brasil.
Sim, ele mesmo.
Outros, como Jonhson (Reino Unido) e Trump (EUA) são contidos nos seus mais tresloucados arroubos por instituições, essas sim, consolidadas e curtidas numa tradição liberal e democrática.
Por isso tenho medo.
No Brasil o presidente da república tenta governar por decretos. Até aqui, Câmara e Senado têm segurado o capetão, mas até quando? A pasta da cultura foi extinta e, ato contínuo, implantados nas estatais e autarquias da área procedimentos de censura.
O formulário da Caixa Econômica para novos projetos é um escândalo. Nada que explore a temática LGBTQI será aprovado. Do ‘filtro ideológico’, sobrarão apenas os amigos. É a ‘faxina’ cultural, contra o marxismo e o gramscismo, segundo o bolsonarismo.
Vários sinais já foram dados, agora entra-se na fase do descaramento, e o núcleo duro do ‘establishment civilizatório’, esse que realmente importa e nos manteve minimamente sãos, parece não ter força suficiente para reagir.
Ou será que já cedeu à cadela fascista que, sabemos, sempre no cio?
Plus

O primeiro dia do Flisgo no Partage proporcionou ótimos momentos a este escriba. Na banca da editora Apologia Brasil, onde estive recepcionado leitores e amigos, passaram os professores Rui Aniceto Fernandes e Marcelo Guerra trazendo lembranças da querida e necessária FFP-UERJ.
Por lá passaram os também professores André Correia (amigo de UERJ e de trampo), Rodrigo Santos (O Bardo) e o vereador Professor Paulo, que nesta semana teve a sua justiça divina (entendedores entenderão).
Todos grandes gonçalenses.
O festival literário que engrandece São Gonçalo vai de 11 a 14 de outubro.

Helcio Albano é escritor e editor do Jornal Daki.















































































Comentários