top of page

O 'O Secretário', a audiência e o sarrafo - por Helcio Albano


Ele, o "O Secretário"/Foto: Reprodução
Ele, o "O Secretário"/Foto: Reprodução

O “O Secretário” do governo Nelson, seu filho Douglas Ruas, sofreu, nesta quinta (30), em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, sabatina acerca da aplicação dos recursos de R$ 1 bilhão oriundos da venda da Cedae destinados a São Gonçalo.



Sentado em cima da bufunfa, o “O Secretário” respondeu, ora seguro, ora vacilante em alguns momentos, às indagações de parlamentares e representantes da sociedade civil sobre o “Plano Estratégico Novos Rumos São Gonçalo”, apresentado no Teatro Municipal na ocasião do aniversário da cidade, que prevê investimentos em áreas cruciais, como mobilidade, moradia, gestão e infraestrutura, incluído aí a construção de um novo prédio-sede da Prefeitura em substituição ao galpão [condenado] que existe hoje na Feliciano Sodré, 100.



A grana é forte? É. Mas as necessidades do município são tão gigantescas, que periga suas carências drenarem todos os recursos existentes tal qual água que molha mas não irriga a terra, que logo árida novamente se torna, e dela nada se brota. Ou a continuidade da maldição de Sísifo sobre a cidade. Essa é a preocupação maior e questão central levantada por quem vive em São Gonçalo e entende minimamente de gestão pública, como muita gente que esteve presente na já histórica e extensa audiência de mais de cinco horas na casa legislativa.



O “O Secretário”, que sabe que é o “O Secretário”, tratado por todos como o “O Secretário”, passou longe ser insolente ou sectário, e pareceu sinceramente querer e, o mais importante, saber ouvir. Qualidade fundamental para quem tem apreço pela democracia e quer seguir na política com algum tipo de protagonismo, como é o seu caso.


É um quadro político de nova geração que se consolida na cidade e eleva o sarrafo do debate público. E isso é uma boa notícia.


Plus

O Plus hoje é para registrar aqui mais uma primavera do Cria de Neves, Professor, Militante Socialista e agora Vereador Josemar Carvalho, o Prof. Josemar. Saúde e Sorte!


Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.