Governo Lula: sai slogan 'União e Reconstrução' e entra.... saiba qual
- Jornal Daki

- 30 de jun
- 2 min de leitura
A avaliação, agora, é que tudo o que o Brasil vive neste momento é o contrário da ideia de “união”

O governo Lula (PT) decidiu substituir o slogan oficial “União e Reconstrução”, adotado no início da gestão, em janeiro de 2023, conforme informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. A nova identidade comunicacional deve deixar de lado a ideia de “união” e reforçar que, após a fase de reconstrução do país, é preciso avançar rumo à “justiça social”.
Criado para simbolizar a superação do período de polarização e o esforço conjunto para recuperar o Brasil após o governo Bolsonaro, o slogan atual passou a ser visto como incompatível com a realidade. A mudança ocorre em meio à crise política com o Congresso, após a derrota na votação que derrubou o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, nunca foi entusiasta da frase e avalia que ela não reflete o momento de embates políticos vividos hoje. A avaliação, agora, é que tudo o que o Brasil vive neste momento é o contrário da ideia de “união”.
Nesta semana, o PT lançou uma campanha com o mote: “É hora de rachar a conta do Brasil de forma mais justa: quem tem mais paga mais. Quem tem menos paga menos. E quem é a favor do povo, aprova essa ideia”.
Apesar da pressão política e da queda nos índices de aprovação, Lula acredita que ainda há tempo para recuperar apoio popular.
Para o presidente, assumir de forma mais enfática a defesa dos mais pobres, em contraposição aos interesses dos mais ricos representados no Congresso, pode ser o caminho para reconectar seu governo com a base social.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.














































































Comentários