top of page

Júlia Sobreira assume Cultura em São Gonçalo

Nova secretária chega com a missão de conduzir a aplicação dos R$ 13 milhões das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc no município


Por Cláudio Figueiras

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governo do capitão Nelson Ruas (PL) promoveu mais uma vez neste ano mudanças na Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo.


Sai do comando da pasta o músico e produtor cultural Beto Baiano - que volta a ocupar uma subsecretaria na mesma pasta - e entra em seu lugar Júlia Sobreira, assessora especial do governo considerada braço-direito da secretária de Gestão Integrada da Prefeitura, Maria Gabriela Bessa.


As mudanças ocorridas na semana passada, mas reveladas apenas nesta segunda (6), se dá às vésperas da implementação das milionárias leis federais Paulo Gustavo (LPG) e Aldir Blanc 2 (LAB2) de fomento à Cultura que vão disponibilizar ao menos R$ 13 milhões para investimentos em projetos e premiações no município. Os recursos virão do Ministério da Cultura (MinC).



A queda de Beto Baiano, segundo fontes próximas ouvidas pelo Daki, ocorre após o governo Nelson decidir pela contratação de uma empresa terceirizada que ficará responsável pelos critérios de escolha dos projetos contemplados pelos editais e pela execução dos recursos no município.


A nova secretária, que é do núcleo duro governo, chega, portanto, para conduzir esse processo, que deve ter início em 15 de julho, prazo estipulado pelo MInC para que as prefeituras publiquem as chamadas públicas dos editais para dar início à seleção dos projetos.



Audiência Pública

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pela deputada Verônica LIma (PT) está preparando junto ao MinC, Câmara de Vereadores de São Gonçalo e o Fórum Gonçalense de Cultura (FGC) e outros entes da área, audiência pública para discutir a implementação das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc nos municípios do leste fluminense.


O encontro deve ocorrer ainda no início da segunda quinzena de junho no Teatro Municipal de São Gonçalo ou no auditório da Faculdade de Formação de Professores (FFP-Uerj), no Patronato.


Beto Baiano deixa o comando da secretaria após assumir a pasta em fevereiro deste ano no lugar do vereador Lucas Muniz (PP), que voltou a ocupar a Casa Legislativa do município.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA