MORRE OSMAR
- Jornal Daki

- 19 de jul.
- 2 min de leitura
Por Helcio Albano

Osmar Leitão Rosa faleceu ontem (18.7.2025), aos 88 anos, em sua casa na Mangueira.
Segundo consta, gozava de boa saúde, fazendo sempre o que gostou de fazer: política e amigos, que deixa, agora, aos montes, em sua sempre amada São Gonçalo e além, como legado do seu ofício.
Dias desses mesmo ele estava na Câmara, em sessão solene promovida pela AGLAC, recebendo do seu presidente e amigo, Rujany Martins, o título de membro honorário da entidade.
Osmar era o último representante vivo de peso do grupo Lavoura, que dominou a política gonçalense por três décadas, entre os anos 1950 e 80. Foi vereador, prefeito e deputado federal por 5 vezes, perigosamente muito próximo do que devia (ou queria) à ditadura militar (1964-85) e aos partidos que deram sustentação ao regime, como a Arena, PDS, PFL e PPB, que ajudou a fundar.
LEIA MAIS
Mas isso não o impediu, por sua vez, de dialogar com outras forças políticas da cidade como bom conselheiro, já com os ventos renovados da Nova República. O último partido pelo qual disputou uma vaga na Câmara Federal foi o PSB.
A política é o império das circunstâncias que, com Osmar, jamais pode ser confundido com oportunismo. O que sempre o guiou ao longo de sua vida pública foram princípios; conservadores, sim, mas em cima de valores que bancou até o fim da vida.
E todos sabemos que nenhum desses valores que defendeu têm a ver com cifrão, com certeza ausente de seu testamento, este 100% político para o julgamento da história.
Meus sinceros sentimentos à toda a família. Descanse em paz.
Plus
Amigos me lembram que vivos do Grupo Lavoura estão o dr. Antonio Maia (92) e Oton São Paio (78), e que por isso seria um equívoco afirmar que Osmar seria o último remanescente dos protagonistas do lavourismo em São Gonçalo. Está correto, mas...
Bônus
No meu artigo eu digo que Osmar foi o último representante vivo de peso do grupo Lavoura, isto é, que exerceu mandatos como titular de grande envergadura, como Geremias de Matos Fontes, Hairson Monteiro e o próprio Lavoura.
Bônus Track
Os maiores cargos eletivos ocupados por Maia e Oton foram a vice-prefeitura (1983-88) e a vereança (1973-76) respectivamente.
Osmar será sepultado no cemitério São Gonçalo neste sábado (19) às 16h.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.














































































Comentários