top of page

O que é o ritual Kuarup que contou com Anitta e Luciano Huck no Xingu

Anitta e Luciano Huck participaram do ritual Kuarup no Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso, durante gravações para o programa “Domingão com Huck”.

Anitta e Luciano Huck participam do ritual indígena Kuarup no Xingu – Foto: Reprodução
Anitta e Luciano Huck participam do ritual indígena Kuarup no Xingu – Foto: Reprodução

A cerimônia chamou a atenção nas redes sociais após o cineasta Bob K divulgar imagens da participação dos artistas. O evento é conduzido por povos do Alto Xingu e tem grande importância cultural.


Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Kuarup marca o fim do luto e a libertação das almas dos mortos. Realizado cerca de um ano após o falecimento de pessoas importantes nas aldeias, o ritual utiliza troncos ornamentados colocados no centro do pátio, representando os mortos homenageados. Após cantos, danças, rezas e lamentações, esses troncos são lançados no rio Kuluene.



O ritual também celebra a passagem de meninas da puberdade para a vida adulta, após um período de reclusão de um ano. Outro momento marcante é a luta tradicional Huka Huka, em que jovens guerreiros se enfrentam simbolicamente em combate.


A origem do rito está ligada à lenda do pajé Mavutsinim, que tentou devolver a vida aos mortos usando troncos de madeira, mas o processo foi interrompido após a desobediência de um indígena.


Desde então, acredita-se que a cerimônia serve para libertar as almas para outro mundo.


Via DCM.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Comments


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page