top of page

Pedro, tu me amas?

Por Pastor Alair Lima


Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Certa vez questionaram a Jesus a respeito de qual era o maior dos mandamentos. Na verdade Jesus não estava somente sendo interrogado, Ele estava sim diante da grande tarefa de resumir todos os mandamentos que Deus havia deixado registrado nas escrituras sagradas.


Jesus não titubeou a responder, “amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma, de todas as tuas forças e de todo teu entendimento”. A resposta de Jesus foi tiro certeiro.  Jesus  jamais deixou de se posicionar mesmo em momento que sua resposta desagradaria a maioria dos religiosos da época. Não é à toa que ele é considerado o “Mestre dos Mestres”.


Em um dado momento, podemos lembrar de algo que Pedro viveu, um dos apóstolos  que viveu experiências tremendas com o Mestre, vive na experiência que passou a narrar, ouve a pergunta mais direta que Jesus já fez a uma pessoa, pelo menos em termos de registro bíblico, Pedro tu me amas?  Num paralelo quando Pedro nega Jesus três vezes ante do galo cantar como Jesus havia declarado, agora Pedro é interrogado por Jesus 3 vezes, “Pedro tu me amas? Este acontecimento está registrado no Evangelho de Joao, 21 de 15 à 17.



Observamos e entendemos que Jesus fazendo estas 3 perguntas a Pedro, não estava desejando somente obter uma simples  resposta de Pedro, mas estava desejoso levar Pedro a uma profunda reflexão. Jesus desejava que Pedro refletisse com profundidade. Na verdade, com relação ao seu amor por Jesus.


Jesus estava a nos mostrar através de Pedro que o amor a Jesus, deve ser muito bem avaliado por cada uma pessoa. Ainda vou além, Jesus estava desejoso ensinar  grandes verdades a Pedro e a nós. Jesus não estava simplesmente fazendo perguntas a Pedro, numa perspectiva de avaliação de seu amor a Jesus levou Pedro a tomar consciência de algumas verdades.


Primeira grande verdade – Pedro tomou consciência da onisciência de Deus, em sua resposta Pedro disse, “Senhor Tu sabes “que eu Te amo, Pedro estava dizendo, Senhor Tu és sabedor de tudo que está em meu coração. Na reflexão de Pedro ministrada pelo Mestre, Pedro estava reafirmando algo que ele já conhecia do seu Mestre, “este tem conhecimento de todas as coisas.


Segunda grande verdade – Pedro estava tomando consciência de que todo homem tem um grande potencial de falhar, Jesus levou Pedro a refletir. Pedro consegue examinar e avaliar seu coração, consegue descobrir que a intensidade do seu amor por Jesus não estava aonde deveria.


Agora então, como Pedro, podemos ser confrontados, diante da interrogação que Jesus faz hoje a cada um de nós, a definição que Jesus já havia dado sobre o maior de todos os mandamentos era sem dúvida um referencial para a conclusão de Pedro, então a conclusão que podemos chegar é que se o nosso amor por Jesus não está conforme a expectativa de Jesus, algo de errado esteja acontecendo. Pedro que amava a Jesus refletiu com mais profundidade, e cresceu na sua avaliação e nesta experiência espetacular, pôde responder, “Senhor Tu sabes que eu te amo”.  


Talvez no dia de hoje, Jesus está a perguntar cada um de nós: Tu me amas?


Que Deus nos ajude em nossa auto avaliação e como resultado de nossa reflexão nossa resposta seja algo que agrade a Jesus.


Declare e viva seu amor por Jesus!


Nos siga no X AQUI.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.


Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



Alair Lima é Pastor Presidente da Primeira Igreja Batista de Jardim Alcântara desde janeiro de 2011.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page