top of page

Covid 19: São Gonçalo permanece com baixo risco de contaminação, diz Prefeitura

Mesmo na Fase 1, medidas de prevenção à covid-19 continuam valendo

Todas as medidas de proteção e prevenção continuam valendo/Foto: Divulgação
Todas as medidas de proteção e prevenção continuam valendo/Foto: Divulgação

São Gonçalo continua na fase 1 (amarelo 1 - risco baixo) de contaminação da Covid-19. Levantamento da semana 03/2021, equivalente a semana de 17 de janeiro a 23 de janeiro, aponta que a cidade tem quatro pontos dentro dos indicadores que avaliam o estágio de contaminação de um município, uma queda de quatro pontos nos indicadores em relação à semana anterior, que contabilizou oito pontos.

As quedas aconteceram nos indicadores de variação de óbitos por covid-19, que caiu de 4 pontos, que refletia a fase Laranja (alto risco de contaminação) para 2 pontos, que indica a fase Amarelo 2 (médio risco de contaminação). O mesmo aconteceu com o indicador de variação de pacientes internados, que também perdeu dois pontos. Todos os outros indicadores também tiveram quedas em seus percentuais, fazendo que a média de pontos deixe São Gonçalo na fase Amarelo 1, risco baixo de contaminação.


Para ter a fase de risco determinada são avaliados cinco indicadores, que são:

1. capacidade de leitos de UTI;

2. capacidade de leitos de enfermaria;

3. variação de óbitos por covid-19;

4. variação de novos casos, e;

5. variação de pacientes internados.


Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, a cidade vai contando alguns pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase. São cinco no total, sendo o amarelo 1 (fase 1) - o de risco mais baixo (variação de 0 a 9 pontos) e o vermelho escuro (fase 5) com maior risco de contaminação (com pontuação maior que 40).

Na semana 03/2021, os indicadores apontaram 53% de ocupação de leitos de UTI adulto. Na semana anterior, eram 59% (0 ponto); 39% de ocupação de leitos de enfermaria, na semana anterior eram 47% (0 ponto); 0,8 de variação de óbitos pelo Coronavírus (2 pontos), na semana anterior foi de 1,17 (4 pontos); 0,8 de variação de pacientes internados (2 pontos), na semana anterior foi 1 (4 pontos); e -39% dos casos notificados na última semana comparada a semana anterior (0 ponto), na semana anterior foi de -1%.


É importante ressaltar que as avaliações de confirmação de óbitos sofrem alterações, diariamente, e que são referentes a datas retroativas devido ao processo de investigação da Vigilância Epidemiológica com base em resultados dos testes realizados pelos pacientes.


Embora os índices tenham melhorado, a doença ainda está circulando na cidade e é indispensável que a população continue com as medidas de prevenção, como manter o isolamento social, usar máscaras e manter as mãos limpas.


Também vale lembrar que o município possui gestão apenas das unidades da rede municipal de saúde e que, por este motivo, a análise dos indicadores são referentes a estas unidades.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page