Prestigiem os sites independentes para o bem da nossa saúde mental
- Jornal Daki
- 27 de ago.
- 2 min de leitura
Por Helcio Albano

Dia desses li matéria do Financial Times replicada na Folha que as grandes empresas de mídia do Reino Unido estão pedindo arrego por causa das IAs nos buscadores do Google. E o que tava ruim ainda pode piorar com a chegada do "Google Zero", que promete derrubar de vez o tráfego nos sites de notícia.
E por quê? Pelo simples fato de a IA entregar o que se busca sem precisar acessar via links os sites que detêm a informação buscada pelo leitor. Isso já ocorre no topo dos resultados do buscador com a AI Overviews do Google Gemini, que resume conteúdos sem a necessidade de clicar nas páginas de origem.
LEIA MAIS
Porém, o "chupacabra" de notícias da big tech tende a se acentuar com o Google Zero. E a quem recorrer quando tudo que nos pertence (a notícia, a análise autoral, o conhecimento) é roubado, assim, na cara dura?
Capitular à ciranda tecnológica cada vez mais concentrada e monopolista e ser voluntariamente escravizado por essas empresas, seus algoritmos e seu projeto de poder e controle da humanidade?
Você, que navega na internet, pode ainda não saber, mas a sua "liberdade de escolha", seu "livre arbítrio", já são totalmente moldados pelo deus algoritmo de 4 ou 5 empresas que se apropriaram da web e determinam o que comprar e, principalmente, como você deve pensar. De preferência, abraçando teses de direita.
Por tudo isso, peço que prestigiem o Jornal Daki e outras mídias independentes colaborando diretamente ou, ao menos, clicando nos links dos sites pra gerar tráfego pra gente.
Isso é determinante pra nossa sobrevivência e pra saúde da democracia.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.
Comentários