top of page

Gonçalense de 13 anos cria e gerencia blog sobre política



Não leitor, não é comum as pessoas gostarem e vivenciarem a política de modo consciente e voluntário, embora o simples fato de viver em sociedade seja em si um ato político. É menos comum ainda jovens se interessarem por política, mesmo que fatos recentes, como a ocupação dos estudantes paulistas nas escolas, nos diga o contrário.

Se não gostar de política é a regra entre a juventude, é claro que há também a exceção, e ela se chama Claudionei Abreu da Silva, estudante do 9º ano do ensino fundamental com seus tenros 13 anos de idade: "Para mim, política é um modo de poder ajudar outras pessoas", diz Claudionei, que este ano foi escolhido como um dos destaques de sua escola CE Prof. Francisco de Paula, no seu bairro do Anaia, pela criação do blog A Política RJ.

O blog, que já ultrapassou as 80 mil visualizações em apenas 8 meses de criação, faz um apanhado geral das notícias da região metropolitana com foco em São Gonçalo: "Busco (as notícias) pelos principais meios da região. Visito o site dos jornais e assisto à TV Câmara, onde faço um resumo do que acontece nas sessões. O objetivo é mais notícia, mas às vezes dou opinião. As pessoas confundem muito, compartilham o título e não a matéria em si. Muitas não conseguem separar o que é notícia e o que é opinião", explica.

Claudionei, que pretende fazer carreira política e cursar faculdade de jornalismo, tem uma opinião bastante sólida para mudar a realidade brasileira e gonçalense: "Talvez se o salário dos políticos fossem igual de um trabalhador comum, só pessoas que querem mudar mesmo entrariam na política e viveriam de perto os problemas para mudá-los", acredita.

Bom, o guri tem 13 anos, mas fala como gente grande. Leia a entrevista abaixo, onde falamos um pouco de tudo e, claro, política. Pode anotar: ele vai longe...

...

JORNAL DAKI: Há quanto tempo você tem o blog e o que o motivou a montá-lo?

Trabalho com blog há quase 1 ano, e falava de todas as notícias. Mas política era o assunto que mais me interessava. Esse novo blog, A política RJ, tem uns 8 meses. Há um tempo brincava com meus colegas de cidade, cada um tinha sua casa, tinha a prefeitura, escola, e eu era o prefeito, rsrs, e também tinha os impostos. Outra coisa que me motivou foram as eleições do ano passado. Tinha muito interesse em acompanhar as entrevistas e a corrida eleitoral. Essas foram algumas coisas que me motivaram muito a ter um blog sobre um assunto que eu gosto de discutir.

JORNAL DAKI: Você lida com duas coisas, jornalismo e política, de onde veio o interesse pelos dois, quem ou o que te inspirou?

Na verdade, quando comecei com o primeiro blog, era tudo brincadeira. O objetivo inicial era fazer uma comunidade sobre piadas e coisas engraçadas (nada a ver). Depois fui acompanhando os jornais da região pelo facebook, e meus pais sempre compravam jornais e eu gostava muito de ler e ver as coisas. Então decidi, felizmente, mudar o rumo do primeiro blog, que foi onde falava de todas as notícias.

Depois tive que acabar com esse primeiro, algumas notícias eram muito fortes e coisas que à época que cabia a mim fazer. Depois de ver as eleições e fatos políticos, esse interesse foi despertando pela política, mas queria dividir isso com os outros, então fiz um blog de maneira que informasse as pessoas também sobre isso, aí o interesse pelo jornalismo. Temos coisas boas e coisas muito ruins feitas por políticos. O povo precisa conhecer os dois lados, e saber que apesar de poucos, tem gente lutando por nós.

JORNAL DAKI: Os seus pais têm interesse, conversam sobre política em casa, com você?

Sim, muito! Primeira coisa é chegar em casa e assistir jornal, depois conversamos sobre aquilo tudo. Meu pai tem muito interesse por esse assunto e está me ajudando muito com o blog, porque ainda não tenho muita idade e preciso deles para isso. Minha mãe também apóia muito. Depois que comecei com o blog, eles agora já sabem o nome de quase todos os políticos da cidade rsrs.

JORNAL DAKI: Os amigos de bairro, da escola debatem sobre política com você? Aliás, qual o nome da escola onde você estuda...

Mais ou menos. Meus amigos não gostam muito do assunto, mas a gente às vezes conversa. Infelizmente, como muitas pessoas, eles acham que político só rouba e blá, blá, blá. Tenho um amigo que vai fazer 16 anos ano que vem, e disse que só vai votar se alguém 'molhar a mão dele'. Às vezes nosso grupo conversa sobre isso, mas é meio difícil. Na escola já fui entrevistado pelo Jornal, pois o CE Prof. Francisco de Paula sempre mostra os alunos destaques. Eu fui por causa do blog.

JORNAL DAKI: Na sua opinião, por que eles têm essa visão da política, o que é política pra você?

A política no Brasil sempre foi suja. Desse modo e sem ter conhecimento pelo assunto, eles e muitas pessoas já nascem desacreditados, desde cedo tendo maus exemplos. Para mim, política é um modo de poder ajudar outras pessoas. Mas infelizmente, as leis e o modo que ela é no Brasil seduz as pessoas por outros motivos: dinheiro, luxo e etc... Talvez se o salário dos políticos fossem igual de um trabalhador comum, só pessoas que querem mudar mesmo entrariam na política e viveriam de perto os problemas para mudá-los.

Todos começam bem, ajudando sua comunidades. Mas quanto mais tem mais quer. Ainda tem gente boa na política, mas a população também tem que fiscalizar e apoiar quem verdadeiramente é bom.

JORNAL DAKI: Como você escolhe as notícias, qual o critério de publicação no blog, você tem alguma ajuda?

Busco pelos principais meios da região. Visito o site dos jornais e assisto a TV Câmara, onde faço um resumo do que acontece nas sessões. Quando vou à Alcântara, busco comprar muitos jornais, mas sempre seleciono as publicações e mostro o que foi publicado pelos jornais. O objetivo é mais notícia, mas as vezes dou opinião. As pessoas confundem muito, compartilham o título e não a matéria em si. Muitas não conseguem separar o que é notícia e o que é opinião.

JORNAL DAKI: Além dos jornais, o que mais você lê?

Sites da cidade. Gosto muito das análises feitas pelos sites, leio as publicações e sempre vejo o que pode ser publicado.

JORNAL DAKI: Você lê livros sobre assuntos variados?

Por enquanto não leio muitos livros, leio muitos jornais.

JORNAL DAKI: Você e o blog estão promovendo entrevistas com pré-candidatos a vereador. Só na outra eleição foram 900! Qual o critério de escolha desses pré-candidatos para a entrevista?

Não tenho critérios, todos têm chances de vencer e todos têm que mostrar os seus projetos. As entrevistas promovem isso. Quero alcançar o maior número que puder, para todos poderem mostrar seus projetos para a cidade e a população avaliar o que é melhor.

JORNAL DAKI: Qual a sua avaliação sobre o governo/prefeito Neiltom Mulim?

De 0 a 10 posso dar um 4. O prefeito não cumpriu maioria das suas promessas. Falou coisas que não poderia cumprir. Seduziu os gonçalenses com propostas que nos identificamos. E ainda estamos sofrendo com isso. Mas por outro lado, está fazendo algumas coisas e não sumiu totalmente da cidade. Implantou o projeto do irmão, café social. E está fazendo academias e lançou obras de creches.

Fico feliz por que 2016 está refrescando a cuca dele. E pelo menos com isso a população vai ganhar alguma coisa. Mas pelo menos a mim não engana. Está fazendo o lançamento de várias obras, e muitas vão ficar prontas só ano que vem, sendo que muitas são com verba federal de quando era deputado.

Ano que vem ele vai se recandidatar. Não fez em todo esse tempo, e agora lembrou da cidade. O que ele prometerá em 2016? E as desculpas são sempre as mesmas. "São Gonçalo tem a pior renda per capita". Agora, se ele queria ser prefeito, por que não estudou isso antes e não veio preparado para agir com esse orçamento? Fora os rombos que está deixando na prefeitura. São muito motivos...

Mas não podemos negar que ao menos faz alguma coisa...

JORNAL DAKI: No seu bairro tem algum tipo de ação social atuante, associação de moradores?

Existe associação de moradores, que foi extinta e centro pro-melhoramento, mas não é atuante, nem ação social. O bairro precisa de melhorias.

JORNAL DAKI: Além de Mulim, quais são os candidatos fortes para vencer a prefeitura ano que vem?

Até o momento não conheço todos os candidatos, até porque muitos aparecem só nessa época. Mas creio que saíram fortes candidatos da câmara de vereadores e velhos conhecidos com fortes alianças. Não posso citar nomes rsrs.

JORNAL DAKI: O que você deseja para a sua cidade?

Evolução, crescimento. São Gonçalo tem tudo para dar certo. Precisamos investir e acreditar em nossa cidade.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page