Escultura 'A Baleia' retorna ao Calçadão do Leme após reparos
- Jornal Daki

- há 1 hora
- 1 min de leitura
Obra havia sido recolhida em março para limpeza e tratamento de corrosão

A praia do Leme, na Zona Sul, recebeu de volta uma das esculturas mais emblemáticas da cidade: “A Baleia”, de Angelo Venosa (1954-2022). O monumento, que estava em reparos desde março por conta de pichações e corrosões provocadas pela névoa, retornou ao Calçadão nesta segunda-feira (1º).
Produzida em aço, a obra pesa 12 toneladas e se espraia por 6 metros de largura e 4 de altura, e ficou instaladas por mais de duas décadas na Praça Mauá, no Centro. Mas foi transferida para o Leme em 1998, a pedido da Marinha do Brasil.
Batizada pelos cariocas de “A Baleia”, a escultura nunca teve a pretensão de representar o animal, mas o nome se popularizou entre os admiradores e assim é chamada até hoje. O próprio Angelo relembrou a curiosidade em uma entrevista feita em 2017.
De acordo com a Secretaria de Conservação (Seconserva), o serviço de recolocação contou com o apoio do Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC) e do projeto RevivaRio Leme. Nas redes sociais do instituto, foram compartilhadas imagens da reinaguração, que reuniu alunos de uma escola municipal, além da filha do artista, Bárbara Venosa, e da viúva, Sara Venosa.
*Com informações O Dia
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.








































































Comentários