top of page

São Gonçalo renova contrato de R$ 9,6 milhões para manter sistema de videomonitoramento

O sistema de videomonitoramento de São Gonçalo conta com 440 câmeras, reconhecimento facial integrado às bases do Detran-RJ e da Polícia Civil, e já contribuiu para 93 prisões entre janeiro e julho de 2026


Sala do CSSG/Foto: reprodução
Sala do CSSG/Foto: reprodução

A Prefeitura de São Gonçalo prorrogou por mais 12 meses o contrato de manutenção do sistema de videomonitoramento da cidade. O serviço segue sob responsabilidade da Nossa Rede Telecomunicações Brasil Eireli, pelo valor de R$ 9.677.743,68, com vigência de 12 meses a partir de 2 de setembro de 2026.


A contratação foi feita por adesão à Ata de Registro de Preços nº 19/2021 do município de São João de Meriti, o que dispensa nova licitação. O sistema integra a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), que opera 24h com 440 câmeras espalhadas por pontos estratégicos da cidade. A tecnologia inclui reconhecimento facial, integrado às bases do Detran-RJ e da Polícia Civil.


O monitoramento contínuo tem gerado resultados expressivos. Nos primeiros sete meses de 2026, a Guarda Municipal realizou 146 conduções e 93 prisões, com 17 conduções e 10 prisões somente em julho. O reconhecimento facial permite identificar foragidos da Justiça, e a integração com outros órgãos torna o trabalho mais dinâmico e eficaz.


Em julho, o sistema ajudou a prender quatro pessoas e apreender uma adolescente furtando cabos na madrugada do dia 21.


O sistema em números


O sistema de videomonitoramento de São Gonçalo é composto por 440 câmeras, com monitoramento 24h pela Central de Segurança (CSSG). A tecnologia de reconhecimento facial é integrada às bases do Detran-RJ e da Polícia Civil.


Entre janeiro e julho de 2026, o sistema contribuiu para 146 conduções e 93 prisões.


Entre os casos registrados com auxílio das câmeras estão:

  1. em fevereiro, quatro pessoas foram presas por dívida de pensão alimentícia em um único mês;

  2. em 3 de fevereiro, um homem acusado de homicídio em Campos dos Goytacazes foi preso no Alcântara;

  3. em 21 de julho, quatro pessoas foram presas e uma adolescente apreendida por furto de cabos;

  4. e em 6 de agosto, um foragido que havia rompido tornozeleira eletrônica foi preso também no Alcântara.


O sistema emite alerta à CSSG quando um possível foragido é identificado. Agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar são acionados para cerco tático e abordagem.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page