Haddad critica relatório de Derrite: “Protege o crime organizado”
- Jornal Daki
- há 9 minutos
- 2 min de leitura
Ministro acredita que texto coloca em risco até investigações que estão em andamento contra a atuação do crime no setor de combustíveis

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta terça-feira (11/11), que o relatório apresentado pelo relator do Projeto de Lei (PL) 5582/2025, conhecido como o PL Antifacção, deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), “protege o crime organizado”.
“Agora que nós começamos a combater o andar de cima do crime organizado, você vai fazer uma lei protegendo o andar de cima do crime organizado?”, questionou o ministro.
O ministro critica o texto do parlamentar por entender que ele é um freio à atuação da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal no combate ao núcleo financeiro de organizações criminosas.
Para Haddad, até mesmo desdobramentos de investigações que estão em andamento, como as que originaram a operação Carbono Oculto, de combate à infiltração da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), estarão em risco com o relatório de Derrite.
“Não é possível que dois anos de trabalho contra o crime organizado vão ser colocados em risco em nome do combate ao crime organizado. (…) É completamente absurdo o que está acontecendo”, disse o ministro.
O PL Antifacção é de autoria do governo federal e ganhou impulso após a operação contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, no fim de outubro, que deixou mais de 120 pessoas mortas.
Derrite se licenciou do cargo de secretário de Segurança Pública do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para relatar a proposta, com indicação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), para a função.
*Com informações Metrópoles
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


















































