top of page

Jovens, no exercício da cidadania: a importância de cada voto!

Por Alba Maria Souza do Nascimento

Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

"Se liga, galera! Pega a visão!" Vou de carona no Festival " Lollapalooza 2022", que acompanhamos neste final de semana e, mais diretamente, na fala da cantora Anitta, polêmica para alguns, mas um ídolo para a juventude, que, após ser a primeira brasileira a atingir o 1º lugar global do Spotify, com o seu sucesso "Envolver”, se apropria do momento e, usando de linguagem metafórica, convoca, vocês, jovens brasileiros, a participarem do processo de resgate do País! É só tirar o título, correr para as urnas e votar a favor da vida!


"tirar o pé da areia movediça e sair dessa lama ...gente, bora votar, bora jovem fazer título… decidir o amanhã! Anitta!


Bora, reconstruir, restaurar, refazer, reinventar, esse é o chamado dessa semana. São essas ações que precisamos exercitar para voltarmos a uma nação feliz!

Juventude é sinônimo de ousadia, coragem, ânimo, bravura, destemor, mudança!


Precisamos de todos vocês!


Reverter esse quadro caótico ao qual nos encontramos é tarefa de todos que sonhamos uma Sociedade Justa, Igualitária, Digna, Próspera. Para tanto, o voto na urna eletrônica é a grande força das classes trabalhadoras. “Cada voto conta!”


É através da participação coletiva nas eleições de 2022, que vamos conquistar, de novo, o poder que emana do povo, para o povo, pelo povo brasileiro. Temos um compromisso nessa decisão que escolhe a vida, o respeito, a valorização, o reconhecimento e condições dignas para todos. É o voto da empatia!


Então, Professores! Temos uma grande campanha a desenvolver: conscientizar, convidar, convocar o nosso alunado para o exercício da cidadania, que, notadamente, neste ano de 2022, vai ser um marco na História do nosso País.


Junto com a cantora, artistas e com todas as classes trabalhadoras, vamos incluir a juventude, o pessoal, a galera, a rapaziada, ou sei lá qual é a gíria do momento, nessa retomada do poder, nessa ruptura com a exclusão, com o descaso, com o retrocesso.


Esse é o ano do retorno! O ano do renovo, o ano do resgate. Vamos reverter esse quadro. A educação é nossa! A saúde é nossa, a segurança é para todos, moradia… vamos fazer valer o Art. 5° da nossa Carta Magna, Constituição, CF 1988.


Assegurarmos os nossos direitos! Eis a oportunidade da reconquista do poder.

Depende de nós. Depende do coletivo.


Merecemos dias melhores, justiça, equidade, igualdade.

Vamos, companheiros, à reintegração das relações, dos direitos, da liberdade de expressão, do existir, do ser…


Vamos, companheiros, à reconstrução da Soberania Nacional!!!!

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

ree

Alba Maria Souza do Nascimento! Professora e orientadora Educacional na Rede Estadual, Revisora e membra do Coletivo ELA – Educação Liberdade para Aprender e colaborador da Coluna "Daki da Educação", publicada às sextas.


ree

Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page