Liberdade absoluta e o direito a delinquir
- Jornal Daki

- 17 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Por Helcio Albano

Ah, a LIBERDADE! Quem sou eu pra fazer tratado sobre a liberdade!? Tudo já foi dito sobre isso. Mas me parece que a discussão em voga é se vale tudo pra exercermos essa tal liberdade. Devemos pô-la limites? Sim, não? Depende?
Quem a defende limitada? E ilimitada, quem ganha no pode tudo? Essa tal liberdade contém em si mesma a moral que a anima? Se sim, às favas a ética e todos os seus fundamentos e marcos civilizatórios que permitiram até hoje vivermos em sociedade?
Algumas empresas de comunicação têm-se apropriado do acirrado embate político e ideológico entre esquerda e (extrema) direita presente na sociedade pra ganhar dinheiro. E tem a lógica de funcionamento "vale-tudo" algoritimico das "big techs" como sua maior aliada. É o caso da Jovem Pan.
A tradicional emissora de rádio paulista seguiu a coirmã estadunidense e trumpista Fox News e mergulhou de cabeça no mercado de opinião reacionário de extrema-direita. Sua programação se transformou num verdadeiro circo de horrores e de desinformação à imagem e semelhança do atual inquilino do Alvorada.
E aí, o Rodrigo Constantino funciona como um animador de auditório de mesmo molde de programas como "Ratinho" ou "Casos de Família". Sua função é dupla: agradar o coi$a ruim e sua audiência radicalizada no ódio e nas fake news em troca de cliques. A análise e o discurso político deixaram de ter um ethos de responsabilidade social.
A ladainha do direito à liberdade absoluta de expressão nada mais é que o direito à delinquência.
Plus
Da Fórum:
"O comentarista bolsonarista Rodrigo Constantino confirmou em um vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta (16) que pediu a cabeça dos colegas Cesar Calejon e Leonardo Grandini à direção da Jovem Pan.
No melhor estilo ‘caça às bruxas’, ele afirma: “O recado está dado, tanto é que amanhã eu estou no programa e eles não estarão”. O apresentador ainda diz que se os dois estiverem ele não participa do programa.
(...)."
O rapaz ficou nervosinho após ter levado uma invertida dos colegas de bancada do quadro "Opinião" da emissora.
Então... Liberdade de expressão e opinião no cool dos outros é refresco, não é mesmo?
Siga @helcioalbano
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.















































































Comentários