MP quer de Pazuello R$ 122 milhões por improbidade administrativa na Saúde
- Jornal Daki

- 2 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Por *Maria de Lourdes Nogueira

O Rolé de hoje começa o Plantão Enfoco. Na manhã desta sexta-feira (2), o diretor-geral, o diretor-adjunto e o corregedor do Departamento de Ações Socioeducativas (Degase), foram exonerados após uma decisão judicial que determinou o afastamento de cinco agentes e exoneração do diretor da unidade socioeducativa feminina Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (CENSE PACGC), localizada na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, por suspeita de abuso sexual contra as jovens internas.
A denúncia foi apresentada à Justiça pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e pela Defensoria Pública. No total, três diretores, um corregedor e cinco agentes foram afastados. As internas denunciaram assédio e abuso sexual de forma recorrente. Segundo os relatos, duas das meninas abusadas sexualmente chegaram a ficar grávidas dos agentes e uma delas teve aborto natural. Pelo menos dois deles foram citados em denúncias, acusados de praticar atos sexuais com as adolescentes.
***

Base avançada
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, vai inaugurar, amanhã (03), a nova base de atuação dos agentes da 4° Cia do 7ºBPM (São Gonçalo) no bairro de Santa Izabel. A ideia da nova base é ajudar a diminuir a violência nos bairros do Anaia, Candoza e Pacheco e região.
O principal objetivo da mudança de localização da 4º Cia para o bairro de Santa Izabel é ter uma base avançada para realização tanto de operações quanto o patrulhamento rotineiro nessas regiões. Alguns desses bairros foram sede de uma guerra de facções pelo controle do tráfico de drogas recentemente. (O São Gonçalo)
***
Boa Notícia
As internações por covid-19 na cidade do Rio de Janeiro tiveram uma queda expressiva e há três semanas não há fila de espera por um leito. A taxa de ocupação dos leitos de covid-19 caíram de 96% para 77% e a redução no número de pacientes internados foi de 27,5%. Os dados foram divulgados hoje (2), durante a apresentação do boletim epidemiológico da prefeitura.
Apesar da melhora nos indicadores, com apenas 18 internações por covid-19 registradas ontem (1º), o secretário, Daniel Soranz, alerta que a cidade ainda está com alta transmissão da doença, tendo o inverno como fator de agravamento no quadro, e ainda não é possível retirar as medidas restritivas e preventivas.(O Fluminense)
***
Cerco a Pazuello
Pelo Toda Palavra, nesta sexta-feira (2), procuradores da República enviaram à Justiça Federal uma ação propondo que o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, seja investigado pelo crime de improbidade administrativa. Na ação, procuradores apontam omissões, negligências e erros graves do general na condução de medidas de combate à pandemia.
A peça é assinada por oito procuradores do Ministério Público Federal (MPF). A ação pede ainda o ressarcimento por Pazuello de R$ 122 milhões aos cofres públicos. O valor seria relativo ao prejuízo que a gestão dele teria causado aos fundos do Estado.
***
Fim de ciclo
Encerrando o Rolé de hoje, no Daki, a informação é que em São Gonçalo, neste sábado (3), segue a vacinação para pessoas com 28 anos ou mais. Na segunda-feira (5) o calendário chega nas pessoas a partir de 25 anos. Aqueles com mais de 22 anos podem se vacinar a partir de quarta-feira (7) e todos com mais de 18 anos, a partir da próxima sexta-feira (9), abrangendo, assim, toda a população que pode ser vacinada. As grávidas que tomaram o imunizante Astrazeneca vão receber a segunda dose da Pfizer, segundo informe técnico da Secretaria de Estado de Saúde.
Essas grávidas estão aptas para esta vacina, em São Gonçalo, a partir do fim de julho. Para a vacinação, todos devem apresentar CPF ou cartão do SUS, caderneta de vacinação e comprovante de residência no próprio nome. Quem não tiver comprovante de endereço no próprio nome poderá apresentar comprovante no nome de seus pais ou cônjuge, desde que comprove tal parentesco.
*Estagiária.















































































Comentários