top of page

Grande Rio leva cultura de Pernambuco à Sapucaí ao homenagear o Manguebeat

Escola de Duque de Caxias faz enredo inspirado no movimento musical pernambucano, conectando a estética do ritmo à realidade da Baixada Fluminense no Carnaval 2026


Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A Acadêmicos do Grande Rio vai representar Pernambuco na Marquês de Sapucaí em 2026 ao apresentar o enredo “A Nação do Mangue”, inspirado no movimento Manguebeat, surgido em Recife (PE) nos anos 1990. Segundo reportagem da Agência Brasil, a lama dos manguezais do Rio Capibaribe, no Nordeste, será simbolicamente unida à lama do Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense, como metáfora para a criatividade e resistência cultural em diferentes realidades urbanas.


O Manguebeat foi criado por músicos de Recife — como Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A — que combinaram elementos de heavy metal, reggae, maracatu, coco e ciranda. Essa fusão de ritmos refletia o desejo de revitalizar a cena cultural da cidade e funcionava como resposta às condições sociais e econômicas da região.


Para o carnavalesco Antônio Gonzaga, responsável pelo enredo, há uma ligação estética e social entre o movimento musical pernambucano e a própria forma de fazer Carnaval da Grande Rio, o que justifica a escolha do tema para a escola de samba da Baixada Fluminense.


Na Sapucaí, o desfile deve incluir seis setores, cinco carros alegóricos e três tripés, com a presença de personalidades recifenses e referência explícita às tradições culturais de Pernambuco, além de ritmos como frevo e maracatu mesclados ao samba.


A participação da filha de Chico Science no cortejo reforça o simbolismo da homenagem e traz uma conexão direta entre a história do movimento e a grande vitrine que é o Carnaval do Rio, onde a cultura regional pernambucana será celebrada diante de um público nacional e internacional.


A Grande Rio é a penúltima escola a desfilar na terça-feira (17), último dia de desfile do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro.


Conheça os enredos e a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro


1º dia – domingo (15/2)

  • Acadêmicos de Niterói - Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil;

  • Imperatriz Leopoldinense - Camaleônico;

  • Portela - O Mistério do Príncipe do Bará;

  • Estação Primeira de Mangueira - Mestre Sacacá do Encanto Tucuju – o Guardião da Amazônia Negra.

2º dia - segunda-feira (16/2)

  • Mocidade Independente de Padre Miguel - Rita Lee, a Padroeira da Liberdade;

  • Beija‑Flor de Nilópolis - Bembé do Mercado;

  • Unidos do Viradouro - Pra Cima, Ciça;

  • Unidos da Tijuca - Carolina Maria de Jesus.

3º dia - terça-feira (17/2)

  • Paraíso do Tuiuti  - Lonã Ifá Lukumi;

  • Unidos de Vila Isabel - Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África;

  • Acadêmicos do Grande Rio - A Nação do Mangue;

  • Acadêmicos do Salgueiro - A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page