top of page

Pazuello, o mentiroso, segundo CPI, vai prestar contas ao MP

Por *Maria de Lourdes Nogueira

O Rolé de hoje começa com uma operação criada nesta segunda-feira (21) pela Polícia Civil para combater a milícia que atua na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A ação tem como objetivo prender milicianos, asfixiar as fontes de renda e interromper os comércios e os serviços ilegais que são explorados pelo grupo chefiado pelo vulgo ‘Tandera’. Até o momento 11 pessoas foram presas (Plantão Enfoco).


Pelo O São Gonçalo, na manhã desta segunda-feira (21), oito homens foram presos na segunda fase da Operação Estrada Segura, que ocorreu em bairros ao redor da BR-101, na altura de São Gonçalo. Um desses homens tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. A ação policial está sendo realizada por agentes da Polícia Civil da 74ª DP (Alcântara) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Durante o fim de semana, o Morro do Estado, localizado no Centro de Niterói, foi palco de intensos confrontos entre duas facções criminosas rivais que disputam os pontos de vendas de drogas na comunidade. Os tiroteios se intensificaram no sábado e no domingo e provocaram momentos de pânico entre os moradores da região.


De acordo com informações do Comando do 12º BPM, a situação na região do Morro do Estado, na manhã de segunda-feira (21), é tranquila, sem registro de confrontos, com o comércio e circulação das vias da região funcionando normalmente (A Tribuna).


No Toda Palavra, o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, é apontado como o líder do ranking das mentiras contadas em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal. O mapeamento feito pela equipe do relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), mostra pelo menos 38 declarações contraditórias ou falsas de depoentes, sendo que o general mentiu em 15 ocasiões, de acordo com o levantamento realizado durante as sessões.


Os dados devem ser encaminhados ao Ministério Público Federal (MPF) e incluídos no relatório final, segundo integrantes da CPI. A punição prevista para o crime de falso testemunho é reclusão de dois a quatro anos e multa. Na última sexta-feira, o relator da CPI anunciou os nomes dos 14 depoentes que passaram da condição de testemunhas para investigados. Pazuello, Queiroga e Wajngarten estão entre eles.


Encerrando o Rolé de hoje, através do O Fluminense, uma remessa com 842,4 mil doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech desembarcou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no domingo (20), pelo consórcio Covax Facility.Esse é o primeiro lote da farmacêutica que desembarca no país correspondente à aliança liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros parceiros.


*Estagiária.




WhatsApp Image 2022-06-03 at 11.51.13.jpeg

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA