top of page

Trabalhadores e usuários do NASF protestam contra fim do Programa de Saúde em SG

Ato teve apoio e a presença do vereador Prof. Josemar Carvalho (PSOL). Comissão deve ser recebida nesta sexta pelo secretário de Saúde André Vargas


Por Cláudio Figueiras

A assistente social Fernanda Sette (primeiro plano) e a usuária Kátia de Souza (azul) no ato em defesa do NASF/Foto: Reprodução Facebook
A assistente social Fernanda Sette (primeiro plano) e a usuária Kátia de Souza (azul) no ato em defesa do NASF/Foto: Reprodução Facebook

Sim, em plena pandemia de Covid-19, que já ceifou mais de 1.300 gonçalenses, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado ontem (3), o governo Nelson Ruas (Avante) demite 160 profissionais de saúde que atuavam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município de São Gonçalo.


Em razão da temerária decisão do capitão reformado tomada no dia 26/1, usuários e profissionais demitidos do Programa fizeram uma forte manifestação de protesto na Prefeitura na manhã desta quinta (4).


O ato, que reuniu dezenas de pessoas, muitas delas de muletas, em frente à portaria da sede do Executivo, contou com apoio dos vereadores Romario Regis (PCdoB) e do Prof. Josemar Carvalho (PSOL), que foi recebido, junto com a comissão de manifestantes, pelo chefe de Gabinete do prefeito, Eugênio Abreu, que garantiu uma reunião nesta sexta (5) com o secretário de Saúde, André Vargas, para se chegar a uma solução do imbróglio.


- É um absurdo que uma das primeiras medidas do Capitão Nelson e do secretário de Saúde tenha sido a demissão desses profissionais em plena pandemia, muitos deles treinados para lidar com essa situação além das atribuições que já tinham. Diante da pressão popular, o governo recuou e disse que vai manter o programa com apenas 52 profissionais. Isso não é suficiente diante da urgência sanitária em que vivemos hoje na cidade - disse Josemar.


No dia 27 de janeiro, o prefeito Nelson Ruas disse em Brasília que não iria finalizar os serviços do Programa, mas que iria adequar suas atividades ao orçamento municipal, inicialmente com 52 profissionais de um total de 200 que o NASF chegou a ter nos 25 núcleos espalhados pela cidade.

Prof. Josemar Carvalho: "É um absurdo demitir profissionais de saúde no meio de uma pandemia"/Foto: Reprodução Facebook
Prof. Josemar Carvalho: "É um absurdo demitir profissionais de saúde no meio de uma pandemia"/Foto: Reprodução Facebook

O elogiado programa, criado em 2008 e extinto em 2019 pelo governo Bolsonaro, foi mantido com recursos da Prefeitura pelo ex-prefeito José Luiz Nanci (Cidadania), que o reformulou em 2020 treinando os profissionais para lidarem com os desafios da pandemia no município. O NASF realizou, só no ano atípico de 2020, mais de 500 mil atendimentos. Foram 300 mil serviços de fisioterapia prestados desde 2017.


- Para se ter uma ideia de como o NASF é importante, pacientes com dificuldades de locomoção fizeram questão de estarem conosco aqui hoje batalhando pelo retorno dos profissionais. Porque a gente cria um vínculo afetivo com o paciente. Essa é a razão deles estarem aqui nos apoiando - disse a assistente social Fernanda Sette, presente à manifestação e integrante da comissão de profissionais e usuários que tenta negociar com a Prefeitura a manutenção do Programa.


A usuária Kátia Cilene dos Santos, que foi de muletas lutar pela manutenção do NASF, disse estar confiante e "para o que der e vier" até ter garantido o seu direito à assistência à saúde, como ocorria até o final de janeiro:


- Estou aqui para o que der e vier. Vamos ver se amanhã nessa reunião vai, em nome de Jesus, dar certo mesmo. Nós temos que confiar é em Deus, porque confiar nos governantes tá muito difícil. Estou aqui esperando a minha prótese e minha cirurgia, assim como o meu vizinho com o mesmo problema que eu. Por isso viemos aqui. Saímos com essa proposta de reunião que com certeza estarei presente para poder representar todos os pacientes que vieram e que não vieram aqui hoje - disse a usuária.


Kátia não andava até ser atendida e tratada pela equipe de fisioterapeutas do NASF, que agora tem como retribuição a demissão fria pelas mãos do governo Nelson Ruas.


Não apenas fisioterapeutas, mas também psicólogos, fonoaudiólogos, assistente sociais, fisioterapeutas, educadores físicos e nutricionistas. Todos demitidos.


Em nota, a Prefeitura confirmou a agenda com o secretário André Vargas nessa sexta e disse, através da Secretaria de Saúde, que estão sendo concluídas as contratações de profissionais para o projeto piloto que irá assumir as atividades do NASF, com a implantação dos 8 núcleos dentro dos 5 distritos. E ressalta que o NASF foi extinto pelo Ministério da Saúde quando foi implantado o programa Previne Brasil através da portaria 2979/19.


A Prefeitura encerra dizendo que esse projeto, o Previne Brasil, vem para somar com a atenção básica na assistência integral à população.


Atualizado às 14h52.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page