top of page

Presidente da Unibairros pede retomada do Compur

Por *José Carlos Policarpo de Meirelles

Ônibus comuns vão circular no MUVI que não integra o sistema/Foto: Reprodução Internet
Ônibus comuns vão circular no MUVI que não integra o sistema/Foto: Reprodução Internet

O Município de São Gonçalo, nesses últimos 20 anos, vem discutindo grandes projetos de mobilidade urbana para o crescimento econômico e social. Mas não podemos deixar de reivindicar do governo atual a retomada do COMPUR (Conselho Municipal de Políticas Urbanas), bem como o cumprimento do Plano Diretor do Município (PDM), o Estatuto das Cidades, Estatuto das Metrópoles e a Agenda 21 Municipal.





Esses são organismos que devem ser discutidos e finalmente passar a funcionar para que a sociedade possa fiscalizá-los assim como a todos os outros conselhos municipais.



Nós da Unibairros entendemos que devemos lutar por um modelo de transportes de massa (Trens, Metrô e Barcas). Com os mesmos sendo integrados aos transportes coletivos e alternativos a partir de um sistema de integração municipal como objetivos de geração de emprego e renda para um cidade com mais um milhão e cem mil habitantes.



Também entendemos que o MUVI (mobilidade Urbana Verde Integrada), como foi proposto, não é adequado às necessidades do sistema de transportes rodoviários de São Gonçalo, além de causar danos ambientais e sociais em nosso Município.


José Carlos Policarpo de Meirelles é presidente da Federação de Associações de Moradores de São Gonçalo (FAMSG - Unibairros).



POLÍTICA