Sede da COP30, Pará reduziu em 44% os alertas de desmatamento
- Jornal Daki
- há 1 minuto
- 2 min de leitura
Dados do Inpe apontam que o total de alertas caiu de 784 km² para 438 km² no segundo semestre do ano passado

O estado do Pará registrou uma redução de 44% nos alertas de desmatamento no segundo semestre de 2025. Os dados apontam que o total de alertas registrados entre agosto e dezembro caiu de 784 km², em 2024, para 438 km² no mesmo período do ano passado.
A capital do estado, Belém, sediou a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em novembro.
O índice é o menor valor registrado para os meses desde 2019. Entre os municípios prioritários para ações de prevenção, controle e combate ao desmatamento, Almira teve a maior redução — de 79%, reduzindo os alertas de 58 km² para 12 km².
Os dados foram levantados junto ao Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Segundo o governador Helder Barbalho (MDB), o resultado está relacionado a uma estratégia de controle ambiental adotada pela gestão. “Essa redução expressiva mostra que o Pará está no caminho certo ao investir em monitoramento, fiscalização e ações integradas nos territórios mais pressionados”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão, destacou a atuação integrada entre o estado e municípios para o combate ao desmatamento.
“Os dados mostram que onde o Estado atua de forma integrada, com inteligência, presença em campo e articulação com os municípios, os resultados aparecem. A redução nos municípios prioritários é um indicativo claro de que a estratégia está funcionando”, afirmou.
*Com informações Metrópoles
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


















































