Unidos da Tijuca vai contar a jornada de Carolina Maria de Jesus no Carnaval 2026
top of page

Unidos da Tijuca vai contar a jornada de Carolina Maria de Jesus no Carnaval 2026

Enredo biográfico leva à avenida a vida da escritora mineira, destacando sua trajetória de luta e resistência social, do interior à favela e à literatura universal 


Foto: reprodução
Foto: reprodução

A Unidos da Tijuca, escola de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, escolheu como tema do seu desfile no Carnaval de 2026 a vida e obra de Carolina Maria de Jesus, uma das figuras mais importantes da literatura brasileira do século XX. A narrativa biográfica percorrerá desde a infância da autora até sua consagração internacional, destacando contextos de exclusão social, resistência e criação literária.


Conhecida pelo apelido “Bitita” dado pelo avô — termo que remete a ancestralidade na língua changana — Carolina será representada em diferentes fases de sua vida, incluindo a doméstica, a grávida, a “louca do Canindé”, a catadora, a escritora e a figura ligada ao carnaval, entre outras facetas que compõem sua história.


O carnavalesco Edson Pereira, responsável pelo desenvolvimento do enredo, explicou que a proposta é desenvolver a narrativa de forma cronológica e colocá-la “no palco”, ampliando o reconhecimento de uma trajetória marcada por dificuldades e conquistas, muitas vezes apagada pela história oficial. Ele ressaltou que a obra de Carolina, especialmente o livro Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, representa força e resistência feminina e negra, e merece ser celebrada no maior espetáculo cultural do país.


A Unidos da Tijuca será a quarta escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, na segunda-feira de Carnaval, com o enredo destacando não apenas a produção literária de Carolina, mas também sua vivência na favela e o impacto cultural de sua obra.


Ao levar a história de Carolina Maria de Jesus para a avenida, a Tijuca busca transformar o Carnaval em um espaço de memória, educação e reflexão social, resgatando a voz de uma mulher cuja trajetória atravessou desigualdades e criou um legado literário universal.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page