Anticoncepcional de longa duração gratuito já está disponível em SG
top of page

Anticoncepcional de longa duração gratuito já está disponível em SG

Implante subdérmico estará disponível em quatro unidades de saúde


Foto: reprodução
Foto: reprodução

Mais uma novidade passa a ser oferecida às mulheres gonçalenses pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo. A partir desta terça-feira, dia 10, o implante subdérmico anticoncepcional de longa duração estará disponível em quatro unidades de saúde: as clínicas municipais do Mutondo e do Colubandê, o Polo Sanitário Augusto Sena, em Rio do Ouro, e a Unidade de Saúde da Família (USF) Luís Carlos Prestes, em Santa Catarina.


Com poucas restrições, o implante é inserido sob a pele do braço e libera o hormônio etonogestrel, prevenindo a gravidez por até três anos. O método é indicado para mulheres em idade reprodutiva que apresentam dificuldade com outros contraceptivos ou contraindicação ao uso de estrogênios. Poderá ser colocado em mulheres de 14 a 49 anos que não estejam grávidas, sem a necessidade de exames prévios para as pacientes elegíveis.


Para ter acesso ao implante, as gonçalenses devem procurar as USFs, clínicas ou polos sanitários mais próximos de suas residências e solicitar o agendamento. Caso a paciente esteja dentro das indicações para o contraceptivo, será necessário realizar o Planejamento Familiar e, em seguida, ela será inserida na fila da Central de Regulação, conforme explicou a coordenadora do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Daiana Raposo.


Pacientes em situação de vulnerabilidade de saúde terão prioridade na fila da Central de Regulação. Estão nesse grupo mulheres que vivem com HIV, fazem tratamento para hanseníase, possuem problemas psiquiátricos com laudo médico ou se encontram em período de pós-parto ou pós-aborto.


O método é contraindicado para quem tem câncer de mama, trombose ou doença hepática grave, sendo necessária avaliação médica detalhada.


O anticoncepcional pode ser retirado a qualquer momento antes do prazo de três anos, com retorno normal da fertilidade. Além do implante, a Secretaria de Saúde também oferece preservativos externo e interno, DIU, anticoncepcionais orais e injetáveis, reforçando que apenas as camisinhas protegem contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page