Gonçalense assume cargo de cooperação federativa no Governo Federal
top of page

Gonçalense assume cargo de cooperação federativa no Governo Federal

Atuação no MGI envolve articulação com estados e municípios e apoio à gestão pública


Claudionei conduzindo reunião no Piauí/Foto: divulgação
Claudionei conduzindo reunião no Piauí/Foto: divulgação

O gonçalense Claudionei Abreu assumiu, em janeiro deste ano, o cargo de Coordenador-Geral de Cooperação em Gestão no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A função integra a estrutura responsável pela articulação de políticas públicas entre a União, estados, Distrito Federal e municípios.


Natural de São Gonçalo, Claudionei possui trajetória nas áreas de gestão pública e articulação institucional. O jovem foi aprovado em concurso público federal em 2025. A nomeação amplia a presença do município em espaços de formulação e coordenação de políticas no governo federal.


A Coordenação-Geral de Cooperação em Gestão integra a Assessoria Especial de Cooperação Federativa (AECF) do MGI, área voltada à coordenação de iniciativas de cooperação federativa. O trabalho tem como foco apoiar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública, na modernização administrativa e na ampliação da transformação digital, a partir de diagnósticos territoriais e diálogo com os entes subnacionais.


Entre as atribuições do cargo estão a coordenação de acordos de cooperação, o acompanhamento da implementação de soluções de gestão e governo digital, a articulação com governos estaduais e municipais e a produção de subsídios técnicos para a tomada de decisão no ministério. As ações alcançam áreas como digitalização de serviços públicos, gestão administrativa, compras públicas e fortalecimento institucional.


Antes de assumir a nova função, Claudionei atuou no Ministério do Planejamento e Orçamento, além de ter experiência na Câmara Municipal de São Gonçalo e na Escola de Governo e Gestão de Niterói. Atualmente, é mestrando em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).


A nomeação contribui para ampliar a diversidade territorial na administração pública federal e reforça a participação de municípios da Região Metropolitana Leste Fluminense em espaços de coordenação de políticas públicas nacionais.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page